12 Pessoas com Raiva simula um júri que é convocado a se apresentar online, por conta da pandemia do COVID-19, e deve chegar a um veredito unânime sobre um assassinato envolvendo pai e filho. Tal situação poderia ser resolvida rapidamente, não fosse a presença de uma mulher que, não estando totalmente convencida sobre a culpa do garoto, vota por inocente. A partir daí, acompanhamos de perto conflitos e personagens típicos da atual sociedade brasileira.

A experiência será transmitida ao vivo no sábado, 24 de abril, às 20h, na plataforma do Youtube. Esse é o segundo espetáculo do ano em forma virtual dentro da Escala Cultural, que recentemente nos apresentou “A Frasqueira de Jacy”. O projeto é viabilizado com verba de Incentivo à Cultura de Maringá, via Prêmio Aniceto Matti.

12 Pessoas com Raiva é baseada na peça 12 Angry Men, conhecida no Brasil como 12 Homens e uma Sentença. Nesta produção, o diretor cearense Juracy de Oliveira percebeu a importância de respeitar a quarentena e foi buscar novas formas de criação a distância. Ele também assina a tradução e adaptação do texto que reúne a equipe de quatorze artistas.

O time é composto por artistas radicados no Rio de Janeiro, São Paulo e Natal, e conta também com Luiza Fardin, vencedora do Prêmio Shell, Cesgranrio e APTR em 2017. Ela assina a direção de arte e o figurino da experiência. O grupo realizou diversas exibições desde maio de 2020, além de ser escolhido para a abertura do 14º Cine BH – Internacional Movie Festival.

É a primeira produção da Pandêmica Coletivo Temporário de Criação, uma aglomeração online de artistas de diversas partes do país criada durante a quarentena e que conquistou um lugar de destaque no momento atual das artes da cena no Brasil, tendo em vista sua pronta resposta ao devastador cenário da pandemia da COVID-19. Em sua extensa produção e repertório, tem espetáculos de diferentes linguagens, além de festivais e mostras que produziu e organizou.

“As dificuldades foram apenas o fato de não estarmos juntos, mas conseguimos”, explica o diretor. “Eu fiz uma primeira tradução do texto e a adaptação foi realizada junto com o elenco. Pontuamos nossas questões, nossa atualidade”.

Assista no sábado, por este link:

Serviço

Escala Cultural – “12 Pessoas com Raiva”
Com Pandêmica Coletivo Temporário de Criação
Sábado, 24/04 – 20h no Youtube da ‘2 Coelhos Comunicação e Cultura’
Produzido com verba de Incentivo à Cultura
Lei Municipal de Maringá n.º 10988/2019
Prêmio Aniceto Matti

COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

POCKET

Peça teatral resgata memórias de infância e busca valorizar a arte Drag

Sessões acontecem nos dias 2, 3, 9, 10, 30 e 31 de julho, sempre às 20h
POCKET

Mostra cultural põe corpo gordo em evidência para discutir preconceito e exclusão

Projeto acontece entre 1º e 23 de julho com diversas ações. Confira a programação completa!
POCKET

Conheça “Affectus”, novo espetáculo solo de Vanderlei Junior

Espetáculo estreia dia 18 e segue em cartaz até dia 27 no Teatro Barracão, em Maringá.
POCKET

Dexter e GOG fazem show gratuito em Maringá com artistas locais

Shows acontecem em duas praças de Maringá, saiba onde!