A dupla Craca e Dani Nega (SP) é uma das atrações do festival / Foto: Cacá Bernardes

Neste sábado (27) acontece a primeira edição do Agô – Afro Festival. O evento, que foi contemplado pelo Prêmio Aniceto Matti, será totalmente gratuito e acontece a partir das 15 h na Vila Olímpica de Maringá, no espaço térreo do Restaurante Popular.

A ideia do festival surgiu da necessidade de proporcionar o envolvimento dos diversos segmentos culturais em um recorte racial, colocando a negritude em destaque em Maringá.

Sentia falta de ver, curtir e vivenciar outras formas de arte além das culturas populares, mas que também sejam produzidas por afrodescendentes e, junto com a Rubia Divino, co-produtora do evento, pensamos num formato mais abrangente, que contemplasse outras linguagens”, explica Felipe de Moraes, coordenador do evento.

A palavra “agô”, que dá nome ao festival, vem do yorubá e significa “pedido de licença para movimentos de entrada, saída e passagem”.

 

Brazukeria Samba Soul / Foto: Josué RochaA programação do evento inclui apresentações multiculturais. Entre as atrações confirmadas, estão Rodrigo Pedro Casteleira, com a performance “Linha de Exu”, a banda Brazukeria Samba Soul, DJ Babu e o grupo de maracatu Baque Mulher, de Maringá, o DJ Ed Groove de Londrina e Craca e Dani Nega, de São Paulo (SP).  O discurso favorável à luta racial e empoderamento afro foi um aspecto importante para escolha das/os artistas convidadas/os.

Também é importante aproximar artistas locais que às vezes nem se conhecem, com artistas de renome nacional, promovendo intercâmbios artísticos”. Além do recorte racial, gênero também foi um dos critérios da seleção. “Ter mulheres negras protagonizando essas atrações é de extrema relevância. E trazer esses aspectos a consciência do público é visão de futuro”, destaca Rubia Divino, diretora artística do evento.

Agô – Afro Festival

Data: 27 de outubro de 2018
Horário: 15h às 22h
Local: Vila Olímpica de Maringá (térreo do Restaurante Popular), na Avenida Duque de Caxias, s/n.

Atrações:

Brazukeria Samba Soul
Baque Mulher Maringá
Craca e Dani Nega
DJ Ed Groove
DJ Babu
Performance “Linhas de Exu” com Rodrigo Pedro Casteleira


O Agô – Afro Festival foi contemplado pelo Prêmio Aniceto Matti de Incentivo à Cultura,  Lei Municipal 9.160/2012, iniciativa da Prefeitura Municipal de Maringá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura – SEMUC.

 

COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

POCKET

Comunidade de Sarandi realiza virada cultural em prol das famílias vítimas da pandemia

Evento solidário acontece no dia 19 de dezembro na praça da juventude. Saiba como ajudar.
POCKET

‘Arcana’ revisita personagens clássicas e propõe reflexões sobre o feminino na atualidade

Espetáculo estreia dia 28 de novembro no Teatro Barracão e realiza seis apresentações gratuitas
POCKET

Rubia Divino lança versão em vídeo de seu novo álbum “Transborda”

Álbum visual é um curta-metragem em três atos e faz parte da ação de lançamento do disco inédito lançado pela cantora em outubro deste ano
POCKET

Rubia Divino lança “Transborda”, seu primeiro disco de estúdio

O primeiro álbum completo de estúdio da artista nasceu a partir de um processo de investigação de sua própria ancestralidade e ...