A próxima etapa do ProjecT.aTo traz oficina e espetáculo da Cia Duo Due, criada em 2017 pelas irmãs Ana Clara e Maria Glória Poltronieri. Entre os dias 12 e 14 de junho acontece a imersão “Dança para um, para dois e para muitos” na sala de dança do Teatro Calil Haddad. Já no dia 15 de junho, esta etapa se encerra com a apresentação do espetáculo “Fragile” no Teatro Barracão. As duas atividades tem entrada gratuita.

+ Circular Pocket: ProjecT.ato fomenta dança independente com oficinas e espetaculos gratuitos

O espetáculo “Fragile” se baseia no Manifesto da Fragilidade, presente no livro “Elogio della Fragilità” do italiano Roberto Gramiccia. As intérpretes criadoras explicam que já tinham muitas coisas para falar no espetáculo mesmo antes de conhecer o livro.

“A primeira delas era tratar o fato de sermos mulheres, o considerado sexo frágil, em meio à uma sociedade patriarcal, o que isso implicava no nosso modo de se relacionar com o mundo. Questões como as minorias sociais, a fragilidade do pensamento humano, entre outras, contribuíram para a elaboração de uma ideia sobre a fragilidade”, explica Ana Clara.

Cia Duo Due
Fotos: Max Miranda

Pesquisando sobre o que alguns autores falam sobre o tema, encontraram o livro e o manifesto. “Ele materializou em palavras muito do que a gente sentia e queria tratar no espetáculo. Paralelo a isso, nós abrimos um questionário online e pedimos para que as pessoas respondessem o que era a fragilidade para elas. Muitos pontos de vista diferentes surgiram e contribuíram para a construção e empoderamento do espetáculo”, complementa Maria Glória.  

+ Circular Pocket: Formação Continuada em Dança está com inscrições abertas

Imersão

Além do espetáculo, Ana Clara e Maria Glória também irão ministrar a oficina de imersão “Dança para um, para dois e para muitos” nos dias 12, 13 e 14 de junho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio de preenchimento de questionário online.

O objetivo é investigar caminhos para construir um ambiente propício à percepção e à escuta. Com técnicas de consciência corporal e de improviso em dança e teatro, a proposta é compor e jogar com dinâmicas como gravidade, tônus, interação, sincronicidade e momentum, se valendo da disponibilidade dos corpos para desenvolver consciência e inteligência cênica, tanto individual quanto coletiva, experimentando o movimento contínuo em cena e refinando ferramentas para criar novas qualidades e ritmos para corpo e voz.

“Queremos compartilhar o que permeia as nossas vontades e provocações em relação à dança, um lugar de troca de nossos interesses pessoais com todos que estiverem interessados em conhecer um pouco mais o corpo e estar disponível para se mover”, explica Maria Glória.

Imersão “Dança para um, para dois e para muitos”

Data: 12, 13 e 14 de junho
Horário: das 9h30 às 12h30
Local: Sala de dança do Teatro Calil Haddad

Inscreva-se.

Espetáculo “Fragile” – Cia Duo Due

Data: 15 de junho
Horário:
20h
Local: Teatro Barracão 

Classificação livre.
Todas as atividades são gratuitas.

Projeto contemplado pelo Prêmio Aniceto Matti. O “Prêmio Aniceto Matti de Incentivo à Cultura” é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Maringá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

POCKET

Maringaense lança segundo livro com peças teatrais musicais

“Para cantar o teatro” traz textos teatrais de “Airumã” e “As 4 estações" e será lançado no dia 18 de agosto, na Fundação Luzamor Maringá.
POCKET

Projeto está ensinando dança de graça em vários bairros de Maringá

Projeto ‘Dançando nos Centros’ começou em agosto com aulas de forró e dabke.
POCKET

De olhos vendados: espetáculo para ser ouvido estreia em Maringá

'Entrensejos' começa na sexta-feira (2), na Arena das Artes, com entrada gratuita.
POCKET

Trupe Benkady: Grupo de pesquisa em dança e ritmos afro se apresenta em Maringá

A sexta etapa do projeto ProjecT.aTo – a dança como ato, conta com oficina de dança e espetáculo, nos dias 2 e 3 de agosto.