A partir dos principais conceitos de comunicar para aproximar as pessoas e expandir a cultura, a Circular Cultural realiza, no próximo dia 22 de setembro (sábado), a primeira edição do Circular Alternativa. Com entrada gratuita, o festival apresenta a banda goiana Carne Doce pela primeira vez em Maringá, na turnê de lançamento do terceiro disco da carreira, “Tônus” (2018). O evento acontecerá no Paço Municipal  e conta ainda com show da banda Stolen Byrds e um painel com o tema “Os desafios da produção musical independente”, na sala de reuniões do gabinete do prefeito.

As atividades começam a partir das 15h30, com recepção e credenciamento do público do painel, que terá início às 16h e, até às 19h, pretende discutir as mudanças do mercado da música e os caminhos possíveis: da autogestão à diversificação de atividades; selos de música independente e alternativa: como eles podem colaborar para a profissionalização do mercado; e produção e carreira internacional. Os shows da Stolen Byrds e Carne Doce acontecerão a partir das 20h.

+ Inscreva-se no painel: Os Desafios da Produção Musical Independente

Troca de energia

Para o painel, foram convidados Salma Jô e Macloys (Carne Doce), que trazem cerca de cinco anos de experiência de gravações e estrada, além do exemplo de repercussão nacional de autogestão de banda independente, Fernando Dotta (um dos fundadores da Balaclava Records) e Edwardes Neto e João Manoel (Stolen Byrds). A discussão será mediada pelo produtor cultural Marcelo Domingues (Demo Sul).

Com o foco no intercâmbio e trocas de energia, a Circular Alternativa quer possibilitar que o conhecimento e as experiências compartilhadas possam gerar uma carga de energia na cultura local para que, com o tempo, a cidade possa ser sustentável na criação, produção e circulação de produtos culturais.

A escolha de um tema mais amplo para o painel foi unânime entre os realizadores, pois acreditam ser essencial a uma cidade que não faz parte dos grandes centros, mas, que ao mesmo tempo, é morada de muitos músicos e produtores. É também uma forma de identificar as principais demandas da cena local, para que as futuras conversas possam ser mais pontuais.

Carne Doce faz show gratuito e participa de painel de debate no Circular Alternativa #1 / Foto: Divulgação

Carne Doce (GO)

Fundada por Salma Jô e Macloys, em 2013, Carne Doce é hoje uma das mais importantes bandas do indie brasileiro. O primeiro disco autointitulado ocupou várias listas em 2014, marca ampliada em “Princesa”, um dos mais elogiados lançamentos brasileiros de 2016. Com apoio da Natura Musical, a banda acaba de lançar “Tônus”, seu terceiro disco.

No show “Tônus”, a apresentação explosiva e sensual do Carne Doce, que há quatro anos passa pelos principais festivais do Brasil (Bananada, Popload, Molotov, DoSol, Psicodália, Rec-Beat, Vaca Amarela), ganha em performance e contemplação, e já esgota casas. O sucesso é consequência do alcance das faixas nas plataformas digitais,  da profundidade das novas letras e do instrumental etéreo e inovador do disco “Tônus”.

O show mantém o impacto com hits dos primeiros discos, Carne Doce (2014) e Princesa (2016), como “Artemísia”, “Falo”, “Açaí”, “Cetapensano” e “Passivo”.

Escute!
http://carnedoce.com

Balaclava Records (SP)

Balaclava Records é um selo musical e produtora cultural localizada em São Paulo, Brasil. Foi fundada em março de 2012 por Fernando Dotta e Rafael Farah, produtores e músicos, com o desejo de reunir bandas que realmente acreditassem num trabalho de expansão da visibilidade e formação de público.

O selo é responsável pelo lançamento de discos, organização e produção de shows, promoções e licenciamento, além de divulgação, produção executiva e gerenciamento de carreira. Além de trabalhar com uma série de artistas brasileiros, já licenciou bandas de selos como Merge Records, K Recs, Barsuk, Captured Tracks, Sinderlyn, Kanine Records, Polyvinyl, Stones Throw e Azul de Tróia.  

O casting do selo é composto por: Alex Bleeker and the Freaks, Bilhão, Bonifrate, Cabana Café, Câmera, Champu, Clearance, Crusader de Deus, Frabin, HALA, Holger, HOMESHAKE, Juan Wauters, Luziluzia, Mac McCaughan, Mahmed, Medialunas, MENEIO, Mild High Club, Minks, Nuven, Ombu, PARATI, Quarto Negro, RØKR, Séculos Apaixonados, Sensible Soccers, Shed, Single Parents, Splashh, Supercordas, Terno Rei, The Shivas, The Soundscapes, Tyburn Saints, Wedding, Widowspeak e Yuck.

Como suporte para todas essas ações, organizam frequentemente a festa Balaclava Apresenta em diferentes locais, com showcases dos artistas do selo e bandas convidadas.

http://www.balaclavarecords.com

Stolen Byrds (PR)

Formada em 2012 em Maringá (PR), a banda Stolen Byrds conta com Edwardes Neto (vocal), João Olivieri (guitarra solo), Guz Oliveira (guitarra base), A.J. Filho (baixo) e Bruno Abreu (bateria). Em 2014, os maringaenses lançam o primeiro CD, “Gypsy Solution”.

Em 2016,  segundo, homônimo, gravado no Estúdio Mojo (Maringá/PR) e masterizado no estúdio Magic Master, no Rio de Janeiro (RJ), dando novos ares ao trabalho da banda, que mistura stoner, blues, rock’n’roll e psicodelia, alcançando um som mais enérgico e visceral. O terceiro álbum, “2019”, foi gravado, mixado e masterizado no estúdio Costella, com a coprodução de Alexandre Capilé e Bill Zander, e lançado no ano passado.

A banda já dividiu palco com grandes bandas como Casa das Máquinas, Francisco El Hombre, Macaco Bong, Sepultura, Liniker, Nevilton, Wander Wildner, Criolo, Cachorro Grande, Muñoz, Autoramas, Motorocker, Corona Kings, Water Rats, Red Mess, Riviera Gaz, Aminoácido, Camarones Orquestra Guitarrística, entre outros.

Escute!

 

Circular Alternativa #1

22 de setembro de 2018

Painel

Os Desafios da Produção Musical Independente
16h, na Sala de Reuniões da Prefeitura (ao lado do Auditório Hélio Moreira

Painelistas: Fernando Dotta (Balaclava Records – SP), Salma Jô e Macloys (Carne Doce – GO) e Edwardes Neto e João Manoel (Stolen Byrds – MGÁ).
Mediador: Marcelo Domingues (Festival Demo Sul – LDNA)

Clique aqui e faça a sua inscrição! 

Shows

Paço Municipal (Pç. Dep. Renato Celidônio – Praça da Prefeitura)

20h | Stolen Byrds (MGÁ)
21h | Carne Doce (GO)

Clique aqui e confirme a sua presença! 


A Circular Alternativa #1 foi contemplada pelo Prêmio Aniceto Matti de Incentivo à Cultura de 2017, Lei Municipal 9160/2012, que é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Maringá, por meio da SEMUC – Secretaria Municipal de Cultura.

COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

POCKET

Valter e Cambojam lança EP com participações especiais

O EP é o primeiro da banda, e tem participação de Stolen Byrds e DJ PG
POCKET

Stolen Byrds lança álbum físico pela maringaense Melômano Discos

Banda também está em turnê com a Molho Negro, de Belém do Pará, com 16 datas fechadas pelo Brasil.
POCKET Stolen Byrds - Circular Cultural

Stolen Byrds estreia álbum ‘Wanderlust’ e lança selo ‘El Niño’

Lançamento do 4º álbum será no dia 10 de maio, com Molho Negro (PA) e DJ Estevão
ALTERNATIVA

Sem principal apoio, Demo Sul resiste e chega à 18ª edição

Além dos shows, festival conta ainda com palestras, oficinas e exposições locais