Idealizado, produzido e coordenado pela Circular Cultural, o festival Circular Alternativa #1 aconteceu em 22 de setembro de 2018.

O evento começou com um painel de debates formado por músicos e produtores convidados, discutindo o tema “Os Desafios da Produção Musical Independente“. Essa atividade culminou em dois shows gratuitos com as bandas Stolen Byrds (Maringá) e Carne Doce (GO), realizados em um palco montado na Praça Renato Celidônio  (Praça da Prefeitura), no centro de Maringá.

O Circular Alternativa foi realizado por meio do Prêmio Aniceto Matti, da Semuc (Secretaria Municipal de Cultura), e reuniu cerca de 3 mil pessoas em um dia inteiro de atividades.

circular alternativa
Painel “Os Desafio da Produção Musical Independente” / Circular Alternativa #1 (2018)

Tirando a ideia do papel

A proposta de um evento gratuito, com shows e atividades formativas era uma ideia fomentada pela equipe da Circular Cultural já há algum tempo.

O primeiro passo para que o Circular Alternativa saísse do papel e se tornasse um projeto efetivamente, foi buscar as respostas de algumas questões essenciais:

–  Quais eram nossos objetivos com o evento?
Existia um público potencialmente interessado naquela proposta?
–  Por que aquele evento era relevante e o que ele traria de contribuição como produto cultural?

Com essas perguntas respondidas e a certeza de que a proposta se sustentava, passamos para um próximo questionamento: quais os caminhos disponíveis para viabilizar o projeto? 

Em 2017, com a publicação de uma nova edição do Prêmio Aniceto Matti, encontramos esse caminho. A etapa seguinte foi formatar o projeto de acordo com as exigências do edital, alinhando os objetivos e o orçamento disponível.

circular alternativa
Show da banda Stolen Byrds (PR) / Circular Alternativa #1 (2018)
circular alternativa
Show da banda Carne Doce (GO) / Circular Alternativa #1 (2018)

Comunicando um projeto cultural

Todo o planejamento de comunicação do Circular Alternativa foi pensado de forma integrada às atividades do projeto, desde a etapa inicial da pré-produção.

+ Conheça os serviços prestados pela Circular Cultural!

Tratando-se de um evento autoral, a identidade visual do Circular Alternativa foi construída para dialogar com a nossa identidade. Sendo assim, foi desenvolvida pelo mesmo estúdio de design responsável pela marca Circular Cultural.

Troca de energia

A ideia do Circular Alterativa nasceu a partir do conceito da troca de energia. Desde a concepção do objetivo do projeto, nossa proposta foi de funcionar como um mecanismo para o compartilhamento de experiências, colaborando para carregar a cena cultural local.

Assista abaixo o vídeo de divulgação do evento, produzido a partir do conceito da marca, para veiculação em redes sociais:

Com a identidade visual em mãos, a equipe da Circular Cultural desenvolveu um planejamento estratégico e coordenou todas as atividades de comunicação, divulgação e registro do evento:

–  Peças de divulgação e branding;
  Planejamento de mídia;
  Gestão e produção de conteúdo para mídias sociais;
  Assessoria de imprensa;
Cobertura fotográfica e de vídeo.

Spot produzido para rádio:

circular alternativa
Peças para divulgação no Facebook, Instagram e Instagram Stories / Circular Alternativa #1 (2018)
circular alternativa
Banners, camisetas e credencial / Circular Alternativa #1 (2018)

Resultados

Além de ter um projeto bem estruturado, que se sustenta em seus conceitos e objetivos, e de conhecer seu público-alvo, priorizar um planejamento de comunicação estratégico é fundamental para garantir o sucesso de um projeto cultural.

Ter uma proposta bem definida em conceito, foi o que nos permitiu trabalhar a partir de uma identidade visual forte e que passou a ser facilmente associada ao evento. Com presença constante nas mídias sociais, o Circular Alternativa conquistou engajamento de público antes, durante e após as atividades. Já o investimento em registro profissional de foto e vídeo foi essencial não apenas para prestação de contas, mas para criar memórias e colaborar para que o projeto tenha continuidade com novas edições.

O evento alcançou, em sua primeira edição, cerca de 3 mil pessoas – três vezes mais do que a estimativa de 1 mil pessoas previstas na concepção do projeto.

COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

POCKET

Exposição de artesanato tem peças com foco na identidade local

São 57 peças produzidas por 19 artesãos locais
POCKET

Solo bilíngue para crianças faz cinco apresentações online

Direcionada especialmente para as crianças, a peça tem atuação em português e Libras
POCKET

“Dois (Mundos)” encerra projeto Escala Cultural 2021

Espetáculo inspirado no disco do Legião Urbana será apresentado neste sábado pelo canal 2 Coelhos, no Youtube.
POCKET

Escala Cultural chega com mais uma apresentação inédita online

Grupo de Brasília se apresenta neste sábado no Escala Cultural; Espetáculo é produzido com verba de Incentivo à Cultura de Maringá.