Idealizado, produzido e coordenado pela Circular Cultural, o festival Circular Alternativa #1 aconteceu em 22 de setembro de 2018.

O evento começou com um painel de debates formado por músicos e produtores convidados, discutindo o tema “Os Desafios da Produção Musical Independente“. Essa atividade culminou em dois shows gratuitos com as bandas Stolen Byrds (Maringá) e Carne Doce (GO), realizados em um palco montado na Praça Renato Celidônio  (Praça da Prefeitura), no centro de Maringá.

O Circular Alternativa foi realizado por meio do Prêmio Aniceto Matti, da Semuc (Secretaria Municipal de Cultura), e reuniu cerca de 3 mil pessoas em um dia inteiro de atividades.

circular alternativa
Painel “Os Desafio da Produção Musical Independente” / Circular Alternativa #1 (2018)

Tirando a ideia do papel

A proposta de um evento gratuito, com shows e atividades formativas era uma ideia fomentada pela equipe da Circular Cultural já há algum tempo.

O primeiro passo para que o Circular Alternativa saísse do papel e se tornasse um projeto efetivamente, foi buscar as respostas de algumas questões essenciais:

–  Quais eram nossos objetivos com o evento?
Existia um público potencialmente interessado naquela proposta?
–  Por que aquele evento era relevante e o que ele traria de contribuição como produto cultural?

Com essas perguntas respondidas e a certeza de que a proposta se sustentava, passamos para um próximo questionamento: quais os caminhos disponíveis para viabilizar o projeto? 

Em 2017, com a publicação de uma nova edição do Prêmio Aniceto Matti, encontramos esse caminho. A etapa seguinte foi formatar o projeto de acordo com as exigências do edital, alinhando os objetivos e o orçamento disponível.

circular alternativa
Show da banda Stolen Byrds (PR) / Circular Alternativa #1 (2018)
circular alternativa
Show da banda Carne Doce (GO) / Circular Alternativa #1 (2018)

Comunicando um projeto cultural

Todo o planejamento de comunicação do Circular Alternativa foi pensado de forma integrada às atividades do projeto, desde a etapa inicial da pré-produção.

+ Conheça os serviços prestados pela Circular Cultural!

Tratando-se de um evento autoral, a identidade visual do Circular Alternativa foi construída para dialogar com a nossa identidade. Sendo assim, foi desenvolvida pelo mesmo estúdio de design responsável pela marca Circular Cultural.

Troca de energia

A ideia do Circular Alterativa nasceu a partir do conceito da troca de energia. Desde a concepção do objetivo do projeto, nossa proposta foi de funcionar como um mecanismo para o compartilhamento de experiências, colaborando para carregar a cena cultural local.

Assista abaixo o vídeo de divulgação do evento, produzido a partir do conceito da marca, para veiculação em redes sociais:

Com a identidade visual em mãos, a equipe da Circular Cultural desenvolveu um planejamento estratégico e coordenou todas as atividades de comunicação, divulgação e registro do evento:

–  Peças de divulgação e branding;
  Planejamento de mídia;
  Gestão e produção de conteúdo para mídias sociais;
  Assessoria de imprensa;
Cobertura fotográfica e de vídeo.

Spot produzido para rádio:

circular alternativa
Peças para divulgação no Facebook, Instagram e Instagram Stories / Circular Alternativa #1 (2018)
circular alternativa
Banners, camisetas e credencial / Circular Alternativa #1 (2018)

Resultados

Além de ter um projeto bem estruturado, que se sustenta em seus conceitos e objetivos, e de conhecer seu público-alvo, priorizar um planejamento de comunicação estratégico é fundamental para garantir o sucesso de um projeto cultural.

Ter uma proposta bem definida em conceito, foi o que nos permitiu trabalhar a partir de uma identidade visual forte e que passou a ser facilmente associada ao evento. Com presença constante nas mídias sociais, o Circular Alternativa conquistou engajamento de público antes, durante e após as atividades. Já o investimento em registro profissional de foto e vídeo foi essencial não apenas para prestação de contas, mas para criar memórias e colaborar para que o projeto tenha continuidade com novas edições.

O evento alcançou, em sua primeira edição, cerca de 3 mil pessoas – três vezes mais do que a estimativa de 1 mil pessoas previstas na concepção do projeto.

COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

POCKET

Cia Duo Due realiza oficina e espetáculo no ProjecT.aTo

A oficina está com as inscrições abertas e vai abordar técnicas de consciência corporal e de improviso em dança e teatro
POCKET

Fôlego: espetáculo de dança contemporânea investiga o ato da respiração

Estreia está marcada para o dia 14 de junho no Teatro Reviver
POCKET

Pioneira do burlesco brasileiro se apresenta pela primeira vez em Maringá

Cabaré Notívagas é gratuito e acontece nesta sexta-feira (7), no Teatro Reviver
POCKET

ProjecT.aTo abre inscrições para oficina de “Dança intuitiva para mulheres”

A artista baiana, Inaê Moreira, ministra a oficina no dia 1º de junho