De acordo com o jornal El País, ao menos 12.211 crianças de até seis anos de idade no Brasil ficaram órfãs de um dos pais vítimas da covid-19 entre 16 de março de 2020 e 24 de setembro deste ano. O estudo é da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), que cruza dados de nascimentos e óbitos no período.

Foi diante dessa realidade que uma campanha foi criada em Sarandi, cidade vizinha de Maringá, encabeçada por pessoas da própria comunidade (empresários, artistas e moradores). É a campanha Natal Feliz – Virada Cultural, que visa realizar um dia de ações culturais gratuitas na Praça da juventude, centro de Sarandi, com distribuição de presentes para pessoas que não terão condições de receber uma lembrança nessa data especial.

“A proposta do evento é levar de uma forma cultural e ativa um conforto a muitas famílias que que perderam familiares em meio à pandemia.  Uns perderam a avó, outros perderam mãe e outros perderam filhos. Então nós tivemos a iniciativa de trabalhar nesse projeto e no dia do evento presentear todos com presentes que serão arrecadados através de uma campanha de doações. Lembrando que o presente são para pessoas de todas as idades e não só para as crianças” explica Dom Preto, um dos idealizadores do projeto.

Diversos artistas e empresários da cidade se dispuseram a colaborar de alguma forma. O Marcello Street, também conhecido como DJ ÔnixSp , por exemplo,  vai ceder a estrutura de palco e som para os artistas que quiserem se apresentar no evento. O palco estará aberto a Rappers, cantores e cantoras, dançarinos e dançarinas ou qualquer outra manifestação artística.

Foto: Aldemir de Moraes (Prefeitura de Maringá)

Várias empresas se dispuseram a receber as doações em seus estabelecimentos comerciais. Você pode participar levando brinquedos, alimentos ou roupas até os endereços abaixo:

Serviço

Projeto: Natal Feliz – Virada Cultural
Local: Praça da Juventude – Centro de Sarandi -Av. Ângelo Perine – Jardim Castelo
Data: 19 de dezembro de 2021
Horário: Das 11h às 16h
Gratuito – leve solidariedade 

 

COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

POCKET

Indexsonnora faz segunda edição do show Hip-Hop Resistência com convidados

Show do Indexsonnora conta com Pig Emcee, DJ Maré e graffiti ao vivo com Anarca
POCKET

Mostra de Performance Feminista ‘Malditas’ começa neste fim de semana

A mostra acontece entre fevereiro junho incluindo ações formativas e expositivas
POCKET

Comunidade de Sarandi realiza virada cultural em prol das famílias vítimas da pandemia

Evento solidário acontece no dia 19 de dezembro na praça da juventude. Saiba como ajudar.
POCKET

Editais de eventos culturais pagam até R$ 3.500,00 em Maringá

A Secretaria de Cultura de Maringá abriu inscrições para dois eventos da cidade. Veja um resumo.