O projeto Escala Cultural chega à sua quarta atração pelo YouTube. O espetáculo deste sábado (26/6) é o “Se eu falo é porque você está aí” com o premiado grupo brasiliense Teatro do Concreto..

O #Escala é produzido com verba de incentivo à cultura de Maringá via Prêmio Aniceto Matti. A peça será transmitida às 20 horas, pelo canal do YouTube da ‘2 Coelhos Comunicação e Cultura’.

A proposta do Teatro do Concreto é provocar reflexões sobre a cidade de Brasília e sua memória política, desde 1960. Da inauguração da capital federal até o afastamento da Dilma. Como uma palestra performance, busca criar um jogo poético com as memórias das atrizes em cena. “Arte é política”, afirma Francis Wilker, um dos diretores da peça ao lado de João Turchi.

“Se eu falo é porque você está aí” caminha por vários diálogos. “Revisitamos memórias do grupo e peças de outros grupos. Boa parte da apresentação é ao vivo, na casa de uma das atrizes. Outras cenas mostram ruas de Brasília”, explica Wilker.

Essa mistura do espaço público com o privado, do artesanal com o tecnológico (do celular ao drone), são as novas experiências que a dramaturgia tem hoje. “O teatro lida com a sociedade de cada tempo. A luz elétrica foi uma revolução no teatro”, lembra o diretor.

Há anos que grupos de teatro tem trabalhado com a tecnologia virtual. O que mudou, segundo Wilker, foi o trabalho dentro do contexto da pandemia, quando vários grupos tiveram que buscar uma nova ferramenta. “Gosto dessa mistura. Quem sabe teremos, no futuro, um teatro meio presencial e experimental ao mesmo tempo?”.

Porém, apesar de aceitar a tecnologia, Wilker não aceita rótulos de “revolução” ou “evolução”.  Vê o teatro tradicional e o virtual sem hierarquias. “Uma peça num palco italiano ou pela internet são apenas experiências diferentes”.

Abaixo você acessa o link da transmissão, ative o lembrete e compartilhe com seus amigos!

Serviço

 Peça: “Se eu falo é porque você está aí”
Data: 26 de junho (sábado)
Horário: 20h
Pelo canal da ‘2 Coelhos Comunicação e Cultura’.


Performers: Gleide Firmino e Micheli Santini
Dramaturgia: João Turchi
Direção: Francis Wilker e João Turchi
Criação audiovisual e suporte técnico: Thiago Sabino
Colaboração artística: Glauber Coradesqui
Realização e Produção: Teatro do Concreto
[classificação indicativa: 14 anos]
Produzido com verba de Incentivo à Cultura
Lei Municipal de Maringá n.º 10988/2019
Prêmio Aniceto Matti

COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

POCKET

Exposição de artesanato tem peças com foco na identidade local

São 57 peças produzidas por 19 artesãos locais
POCKET capa-aries-rubia-divino

Rubia Divino lança ÁRIES, primeiro single do álbum ‘Transborda’

Com clipe gravado em Maringá, a música abre os caminhos para o novo álbum de estúdio da artista, que sai em outubro. Assista agora!
POCKET

Solo bilíngue para crianças faz cinco apresentações online

Direcionada especialmente para as crianças, a peça tem atuação em português e Libras
POCKET

“Dois (Mundos)” encerra projeto Escala Cultural 2021

Espetáculo inspirado no disco do Legião Urbana será apresentado neste sábado pelo canal 2 Coelhos, no Youtube.