Uma frasqueira encontrada no lixo e dentro dela vestígios de vida de uma mulher de 90 anos.  Foram três anos de investigação para saber quem foi a dona daquele objeto que continha vários pertences históricos.  Esse trabalho resultou na peça de teatro documental intitulada “Jacy”, por meio do grupo Carmin.

Vlademir Alexandre

A história dessa frasqueira será agora contada dentro do projeto Escala Cultural que traz para Maringá, com incentivo do Prêmio Aniceto Matti, espetáculos teatrais ao longo dos próximos meses, sendo um por mês. A nova versão, adaptada para o formato do Youtube, ganhou um novo recorte com o nome de ‘A Frasqueira de Jacy’.

A peça será exibida no sábado, 27 de março, às 20h, na plataforma digital. A opção pelo Youtube é uma alternativa diante das proibições de espetáculos abertos durante a pandemia. A nova versão online já foi pensada para esse formato. E foi um desafio para o Carmin. Após a peça, haverá debate pelo Google Meet, entre público e atores. A apresentação é gratuita, porém não ficará disponível no Youtube após o horário marcado.

Sobre o processo de adaptação

Só pra se ter uma ideia, o ator e diretor Henrique Fontes mora em Natal e a atriz Quitéria Kelly, com quem ele contracena, está no Rio de Janeiro. Ou seja: a peça é contada de forma online com o capricho de elementos audiovisuais. Esse detalhe de distanciamento é mais um atrativo dessa nova versão da peça que originalmente estreou em 2013. Desde então, é o espetáculo de maior circulação do grupo.

Trata-se de uma recriação da peça original para o formato online, filmada ao vivo e com interação de documentos gravados. Foi atualizada durante o período de quarentena.

Reprodução

“A trajetória de vida de Jacy fala muito do nosso Brasil. Traduzimos essa obra numa linguagem diferente. Não deixamos de trazer o elemento do teatro para o audiovisual e conseguimos fazer tudo isso à distância”, conta o diretor.

Fontes revela que sente a falta do elemento catártico, o prazer de estar diante de uma plateia. Por outro lado, entende que o Youtube também promove o teatro, democratizando peças teatrais que muitos não teriam outra oportunidade pra conhecer.

Jacy, a proprietária da frasqueira, teria completado 100 anos de vida no ano passado. Jamais imaginaria que entraria pra história dentro de tantas estórias.

Assista hoje, 20h no youtube por esse link:

Serviço

Escala Cultural – “A Frasqueira de Jacy”

Grupo Carmin (Natal/ RN)

Sábado, 27/03 – 20h no Youtube da ‘2 Coelhos Comunicação e Cultura’

Duração: 35min

COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

POCKET

Escala Cultural está de volta online

'A frasqueira de Jacy' será transmitida online para Maringá e todo o País.
POCKET

Criança em Cena promove palestra e mostra online para encerrar as atividades de 2020

Com a pandemia, projeto foi adaptado para o formato online
ALTERNATIVA só em cena 2020

Confira a programação da Só em Cena 2020

Os ingressos para espetáculos, oficinas e debates já podem ser resrvados de graça ou com preços dinâmicos
POCKET só em cena 2020

Só em Cena comemora cinco anos com edição online homenageando mulheres

Uma das principais mostras de teatro de Maringá abriu campanha de financiamento coletivo para realizar edição online