
No próximo domingo (26), a mulher artista vai ter voz. Organizada somente por mulheres, a festa Mal-ditas vai reunir música, discotecagem, flash de tatuagens e performances poéticas, além da exposição de poemas do zine ‘Mal-Ditas’, que empresta o nome ao evento.
Como escritora, Bruna Siena sentia a necessidade de um evento cem por cento feminino. Dessa forma, convocou, por meio das redes sociais, as escritoras maringaenses que desejassem ter espaço para a divulgação de seus trabalhos. Todas que enviaram seus textos foram selecionadas para participar do zine. “Participei muitas vezes de eventos organizados em Maringá e percebi que a cidade precisava de uma coisa mais específica e segmentada para mulheres, para ocupar os espaços de fala com poesia e resistência”, explica.
O objetivo do “piseiro bruxólico”, como ela apelidou carinhosamente, é mostrar que as mulheres ocuparão todos os espaços. “A mulher na literatura é lida com um estigma romântico, fadada aos diários, enquanto homens assumem os papéis de grandes sábios literários na história. Apagaremos todas as fogueiras. Quando nasci, um anjo torto, nasci mulher e nasci poeta, eis aqui o meu símbolo de força e resistência, eu sou um instrumento”.
Militante, mulher e escritora, Bruna sente o estigma machista que existe no meio literário e, por isso, a ideia de proporcionar esse encontro, onde todas as mulheres artistas da cidade, terão espaço para serem escutadas.
“Ser poeta é um rasgar-se por inteiro, enfiar as duas mãos na garganta para retirar palavras que estão ali ocupando grande parte do meu corpo, considero-me louca, não é assim que vocês consideram as mulheres? Quem são as mulheres na literatura? Quantas mulheres escritoras vocês conhecem? Poucas, é claro”, questiona.
O evento, que tem entrada franca e começa a partir das 16h, é feito por mulheres, mas todos estão convidados a apreciar a poesia das artistas da nossa cidade.
Acesse a agenda cultural completa da cidade no Enjoy Maringá!