Foto de capa: Túlio Prado

Um dos destaques da concorrida Mostra Fringe, do Festival de Teatro de Curitiba de 2019, o espetáculo “ATERRA” é um solo de Renan Bonito com direção de Adelvane Néia e marca o início da trajetória da Companhia da Terra, composta por artista de Jacarezinho/PR.

A peça que já circulou, também, por Londrina/PR, Arapongas/PR e Araraquara/SP, encerra suas apresentações em Maringá/PR nesta sexta-feira, dia 06/12.

Foto: Pruner Neto

As apresentações começaram em novembro, por meio do projeto Convite de Teatro e acontecem gratuitamente no Teatro Barracão.

“Nós estamos muito felizes de poder estar em Maringá, circulando pela nossa região Norte do estado, num trabalho que resgata e valoriza nossa cultura caipira”, diz o ator e dramaturgo Renan Bonito.

Sobre as apresentações já realizadas na cidade, ele afirma que “Tem sido um prazer apresentar na cidade, sendo a última apresentação, nesta sexta dia 30, a mais interativa de todas nossas apresentações desde a estreia ano passado”.

Quem chegar cedo, poderá interagir com a instalação performática “O que nós temos aterrado?” montada na entrada do Teatro / Foto: Pruner Neto

A peça tem como norte duas estéticas e metodologias artísticas: o teatro documentário e a poesia.

Para auxiliar na construção dessa narrativa trazer elementos da área rural e da cultura caipira, a trilha sonora foi criada seguindo o conceito de espacialização do som. Uma sonoplastia que nos localize geograficamente e sensorialmente na história.

Compondo com a paisagem sonora, que tem elementos musicais ao vivo, o espetáculo conta uma participação especial. Essa participação, tem como referência o roadie musical: um profissional quase invisível, com movimentos precisos e pontuais. Convida-se assim, a atriz Gabriele Christine para realizar a contrarregrarem em cena.

A presença da contrarregra cria sentidos e signos pertinentes à construção da obra, potencializando o caráter poético da mesma. O lirismo, a musicalidade e a abertura de sentidos estão presentes nos gestos, no desencadeamento de cenas e no texto teatral.

ATERRA

Como seria a vida de um homem gay que tivesse vivido no interior do Brasil cem anos atrás?

Inspirada pela cidade de Jacarezinho, no Paraná, entre 1920 e 1950, a peça narra a história de um homem simples, do campo, tendo como conflito os seus “aterramentos”, da infância à vida adulta.

Aterrar é o processo do ser humano de deixar pelo caminho da vida decisões e vontades. Nesse percurso é quando aterramos – por decisão própria ou de terceiros – nossos desejos, nos afastando cada vez mais da nossa essência. Resgatando e valorizando a cultura caipira, a trilha sonora original auxilia nossa viagem a esta delicada e emocionante poesia documental.

Serviço

Espetáculo ATERRA
Companhia da Terra

Data: 6 de dezembro
Horário:
20h30
Local:
Teatro Barracão

Duração: 60 minutos | Gênero: Drama
Classificação Indicativa: 14 anos

Entrada Gratuita
Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, 30min antes do espetáculo.

Contato: companhiadaterrapr@gmail.com

Ficha Técnica

Direção: Adelvane Néia
Dramaturgia: Adelvane Néia e Renan Bonito
Atuação: Renan Bonito
Participação especial: Gabriele Christine
Cenário e Figurino: Cesar Almeida
Trilha Sonora: Lila Pastore
Operação de som: Mariana Montezel
Iluminação: Gabriela Santos
Operação de luz: Bárbara Lamounier
Foto: Pruner Neto e Túlio Prado
Assessoria de Imprensa: Rafael Donadio
Realização: Companhia da Terra
Produção: CNX Produções

COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

POCKET

Espetáculo ATERRA tem última apresentação em Maringá

Solo da Companhia da Terra, de Jacarezinho, encerra temporada na sexta-feira (6) em apresentação gratuita pelo Convite ao Teatro
POCKET

Mostra de teatro “Só em Cena” atinge meta e acontece este mês em Maringá

Entre os dias 12 e 21 de outubro, a quarta edição do projeto conta com 11 espetáculos, quatro oficinas e duas ações.
POCKET

4ª edição da Só em Cena conta com ajuda do público para acontecer

Projeto abriu campanha de financiamento coletivo para viabilizar a próxima edição, prevista para outubro.
POCKET

De olhos vendados: espetáculo para ser ouvido estreia em Maringá

'Entrensejos' começa na sexta-feira (2), na Arena das Artes, com entrada gratuita.