Foto: Carla Guizelini

Ao contrário do que estamos acostumados, no dia 2 de agosto estreia um espetáculo diferente em Maringá. “Entrensejos” é uma experiência teatral que não foi feita para ser vista, mas sim ouvida.

Esse é o primeiro espetáculo do projeto Akousma, uma parceria entre o ator maringaense, Vanderlei Junior, e a Forféu Produções Artísticas. O projeto foi viabilizado pelo Prêmio Aniceto Matti, edital municipal de Maringá.

Trata-se de um projeto de investigação da dramaturgia do som.  Neste caso, o som, o ruído e também o silêncio, fazem parte do material criativo para ações cênicas. A ideia surgiu a partir de um estudo teórico-prático sobre a Era do Rádio e os fenômenos do radioteatro e da radionovela no país. Isso tudo entre as décadas dos anos 30 e 60, relacionando-os com a música eletroacústica e a espacialização do som executado ao vivo. 

O resultado é um espetáculo para público reduzido, que se propõe a romper com a estrutura tradicional do teatro, propondo um exercício de escuta. 

“Subverter o óbvio num espetáculo de teatro, ou seja, não ver nada, é uma forma de frear a aceleração que temos vivido no dia a dia. Com isso, ativamos os outros sentidos e nos obrigamos a estar presentes, no aqui e no agora”, explica Vanderlei, que também é o produtor e dramaturgo do espetáculo.

Veja o Teaser:

Livremente inspirado no personagem Seu Nicolau, criado por Frei Beto no livro “Alucinado Som de Tuba”, o tema abordado é a memória. Seu Nicolau conta suas memórias por meio do som, para serem ouvidas por quem quiser. No espetáculo, por alguns instantes os espectadores são convidados a ter seus olhos vendados para experimentar um espetáculo sonoro. “Ainda são poucos os trabalhos feitos fora da estrutura do palco italiano e, até então, a dramaturgia do som e a sonoplastia nunca foram colocadas como personagens principais na cena maringaense”, diz.

Serão seis apresentações divididas entre o Arena das Artes e o Teatro Barracão, mas a ideia é que o espetáculo continue após essa primeira temporada.

“A ideia é levar o espetáculo para outras cidades e que ele não morra com o fim do edital, após as apresentações obrigatórias. Queremos circular com ele pois é algo que as pessoas não estão acostumadas a ver e nem a gente a fazer, então acaba sendo um trabalho bem divertido”, conclui.

Projeto AKOUSMA apresenta ENTRENSEJOS

Dias: 2, 3, 4 e 7 de agosto na Arena das Artes

Dias 10 e 11 de agosto: Teatro Barracão

Horário: sempre às 20h30

Classificação: 12 anos

Duração: 60 minutos

Entrada gratuita 

Retirar ingressos 1 hora antes da apresentação, na bilheteria do local.

Capacidade de público: 60 pessoas

COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

POCKET

Maringaense lança segundo livro com peças teatrais musicais

“Para cantar o teatro” traz textos teatrais de “Airumã” e “As 4 estações" e será lançado no dia 18 de agosto, na Fundação Luzamor Maringá.
POCKET

4ª edição da Só em Cena conta com ajuda do público para acontecer

Projeto abriu campanha de financiamento coletivo para viabilizar a próxima edição, prevista para outubro.
POCKET

De olhos vendados: espetáculo para ser ouvido estreia em Maringá

'Entrensejos' começa na sexta-feira (2), na Arena das Artes, com entrada gratuita.
POCKET

Trupe Benkady: Grupo de pesquisa em dança e ritmos afro se apresenta em Maringá

A sexta etapa do projeto ProjecT.aTo – a dança como ato, conta com oficina de dança e espetáculo, nos dias 2 e 3 de agosto.