Foto: Carla Guizelini

Ao contrário do que estamos acostumados, no dia 2 de agosto estreia um espetáculo diferente em Maringá. “Entrensejos” é uma experiência teatral que não foi feita para ser vista, mas sim ouvida.

Esse é o primeiro espetáculo do projeto Akousma, uma parceria entre o ator maringaense, Vanderlei Junior, e a Forféu Produções Artísticas. O projeto foi viabilizado pelo Prêmio Aniceto Matti, edital municipal de Maringá.

Trata-se de um projeto de investigação da dramaturgia do som.  Neste caso, o som, o ruído e também o silêncio, fazem parte do material criativo para ações cênicas. A ideia surgiu a partir de um estudo teórico-prático sobre a Era do Rádio e os fenômenos do radioteatro e da radionovela no país. Isso tudo entre as décadas dos anos 30 e 60, relacionando-os com a música eletroacústica e a espacialização do som executado ao vivo. 

O resultado é um espetáculo para público reduzido, que se propõe a romper com a estrutura tradicional do teatro, propondo um exercício de escuta. 

“Subverter o óbvio num espetáculo de teatro, ou seja, não ver nada, é uma forma de frear a aceleração que temos vivido no dia a dia. Com isso, ativamos os outros sentidos e nos obrigamos a estar presentes, no aqui e no agora”, explica Vanderlei, que também é o produtor e dramaturgo do espetáculo.

Veja o Teaser:

Livremente inspirado no personagem Seu Nicolau, criado por Frei Beto no livro “Alucinado Som de Tuba”, o tema abordado é a memória. Seu Nicolau conta suas memórias por meio do som, para serem ouvidas por quem quiser. No espetáculo, por alguns instantes os espectadores são convidados a ter seus olhos vendados para experimentar um espetáculo sonoro. “Ainda são poucos os trabalhos feitos fora da estrutura do palco italiano e, até então, a dramaturgia do som e a sonoplastia nunca foram colocadas como personagens principais na cena maringaense”, diz.

Serão seis apresentações divididas entre o Arena das Artes e o Teatro Barracão, mas a ideia é que o espetáculo continue após essa primeira temporada.

“A ideia é levar o espetáculo para outras cidades e que ele não morra com o fim do edital, após as apresentações obrigatórias. Queremos circular com ele pois é algo que as pessoas não estão acostumadas a ver e nem a gente a fazer, então acaba sendo um trabalho bem divertido”, conclui.

Projeto AKOUSMA apresenta ENTRENSEJOS

Dias: 2, 3, 4 e 7 de agosto na Arena das Artes

Dias 10 e 11 de agosto: Teatro Barracão

Horário: sempre às 20h30

Classificação: 12 anos

Duração: 60 minutos

Entrada gratuita 

Retirar ingressos 1 hora antes da apresentação, na bilheteria do local.

Capacidade de público: 60 pessoas

COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

POCKET

Espetáculo “ATERRA” divulga data de estreia em Maringá

Promovido pelo Projeto Convite ao Teatro, o espetáculo estreia no dia 08 de novembro no Teatro Barracão.
POCKET

Gratuito: Escritor curitibano celebra o dia dos finados com leitura de textos de Fernanda Young

Leitura dramática “Fernanda Young é um cadáver que me sorri” será realizada no Café Mafalda pelo escritor curitibano Rômulo Zanotto
POCKET

Projeto gratuito exibe “Pequena Miss Sunshine” em Maringá

Cinema a Céu Aberto acontece hoje (30), com exibição do filme às 20h, na ATI da Praça Francisco Cruz Martinz.
POCKET

Filme produzido em Maringá estreia em novembro

O longa-metragem “Lu” promove debate sobre o apoio ao próximo.