
A exposição de Elisa Riemer começa agora em maio, no aniversário da cidade, e a gente não pode perder isso por nada nesse mundo! Veja bem, esse projeto é pra celebrar dez anos de jornada de uma das mais importantes artistas de Maringá e região.
Essa vai ser a sua primeira exposição individual na cidade, com incentivo do Prêmio Aniceto Matti. “Entre Corpos & Galáxias: Uma década de devoção ao Feminino” abre no dia 10 de maio e traz 20 obras emblemáticas da artista gráfica e colagista, além de contar com uma instalação sonora autoral criada pela dj e beatmaker Chá di Lirian (leve fones de ouvidos!)
A Circular Cultural tem uma história de longa data com a Elisa. Em 2016, entrevistamos ela para um programa especial do Dia Internacional da Mulher (8M), resultando num minidoc que reuniu algumas das mulheres que movem a cultura em Maringá, junto com Rachel Coelho, Rubia Divino, Laura Chaves, Lubs e Isa Angioletto.

+CircularTV: Elas, a força da Mulher na Cultura’
Ao longo dos anos, a Circular acompanhou alguns outros momentos da carreira dela, como por exemplo nesta matéria sobre o crowdfunding do Nosotras Tarot em 2017 e nessa outra, em que divulgamos a sua participação numa exposição coletiva na Coletiva MM em 2018.
Ela também participou com seu trabalho em algumas outras pautas aqui do nosso site. Em 2021 ela trabalhou na capa e identidade visual do álbum ‘Transborda’ de Rubia Divino, que teve seu lançamento divulgado aqui em primeira mão.

Enfim, a tão esperada exposição de Elisa Riemer
A exposição de Elisa Riemer fica em cartaz até o dia 10 de junho no CAC – Centro de Ação Cultural, com entrada gratuita, e conta com medidas de acessibilidade para o público cego (audiodescrição das obras, que podem ser acessadas por QR code e ouvidas por meio de aparelhos celulares com fones de ouvido).
Monitoras do DOBRA: grupo de pesquisa em arte, subjetividade, educação e diferença, ligado ao curso de Artes Visuais da Universidade Estadual de Maringá (UEM), estarão recebendo e orientando os visitantes.

“Estou me redescobrindo como artista conforme visito as imagens que celebram meus 10 anos de carreira. Mexer em trabalhos antigos e me debruçar sobre as artes que marcaram minha trajetória me fazem olhar com mais cuidado, mais respeito para tudo o que me trouxe a essa 1ª exposição solo em Maringá. Já fiz diversas exposições fora, mas ser recebida nessa cidade marca um momento de acolhimento, no qual abro com meus amigos, familiares e conterrâneos um novo mundo de possibilidades para todos nós”, comenta a artista.
As criações de Elisa se manifestam em forma de montagens, colagens e fotomontagens em diferentes contextos (pôsteres, ilustrações para capas de livros e discos, artes criadas para festivais, marchas e colóquios, ilustrações de reportagens nacionais e até vídeos de animação).

Pela localização de fácil acesso e pela tamanha importância dessa artista e beleza de suas obras, é quase um dever moral de todo maringaense ir até o CAC e apreciar essa baita exposição! É importante relembrar que maio é o mês de aniversário de Maringá, e a exposição de Elisa Riemer será roteiro obrigatório pra quem procura um programa cultural gratuito e de qualidade.
Mas não para por aí!
Uma oficina de colagens gratuita

Ainda esse mês um pouquinho do conhecimento técnico e artístico da Elisa será compartilhado em uma oficina de colagem intuitiva com carga horária de 6h, ministrada gratuitamente pela artista para 20 pessoas nos dias 23, 25 e 28 de maio. Mais informações podem ser obtidas em breve pelo instagram @elaysariemis
+CircularTV: um bônus pra quem chegou até aqui
Como falamos lá em cima, a Circular já produziu um minidoc em 2016 com a participação da Elisa Riemer. Agora, pra apresentar um pouquinho mais sobre ela – pra quem já conhece ou não – a gente disponibilizou no nosso canal aquela entrevista na íntegra. E olha, 6 anos depois, a gente sente o maior orgulho de ser maringaense e poder ver de perto o crescimento e a conquista dessa artista maravilhosa. Assiste aí!
Exposição “Entre Corpos & Galáxias: Uma década de devoção ao Feminino” por Elisa Riemer
De 10 de maio a 10 de junho de 2022 no CAC – Centro de Ação Cultural (Av. XV de Novembro, 514 – centro)
Horário de visitação: de segunda a sexta das 9h às 17h, sábado das 10h às 13h – Entrada gratuita
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 14 anos
Produzido com verba de Incentivo à Cultura
Lei Municipal de Maringá n.º 11200/2020
Prêmio Aniceto Matti
Este projeto conta com produção e assessoria de imprensa da nossa parceira 2 Coelhos Comunicação e Cultura . Agradecemos à Rachel Coelho pelas informações enviadas.