A primeira edição do Festival de Ilustração de Maringá (Fima) começa nesta segunda-feira, 21, e segue até dia 26. A programação que estará disponível ao público em geral é composta por palestras, demonstração de processo criativo e exposições online e presencial. Para as demais atividades (workshops e análise de portfólio) as inscrições já estão encerradas.

Devido à pandemia, o evento terá quase toda a sua programação no formato online.

Foto: Rachel Coelho

“A ideia era ser um evento presencial, com intercâmbio de artistas e trocas de experiências, mas tivemos que reformular o projeto. O lado bom disso é que tivemos um alcance ainda maior”, explica Marcelo Goto, um dos organizadores, que conta ter recebido inscrições de todo o país para os workshops.

Mesmo com algumas atividades esgotadas, ainda há muitas ações abertas ao público em geral. A partir de segunda-feira o site www.fima.com.br abriga a exposição virtual com obras de artistas de Maringá e região. No mesmo dia também começa a única ação presencial do evento, a exposição “Rap em quadrinhos”, dos artistas Wagner Loud e Load, que pode ser visitada no CAC – Centro de Ação Cultural. Eles prestam homenagem a alguns dos grandes MCs do Rap Nacional, como Emicida, Negra Li, entre outros.

Foto: divulgação

Por compreenderem que há vários pontos de conexão entre o que é apresentado por um MC em suas músicas e as discussões que são propostas nos quadrinhos, resolveram selecionar 20 artistas, colocando-os como super heróis em capas emblemáticas do universo dos quadrinhos. 12 dessas obras serão expostas em Maringá.

Na sexta-feira, 25, a artista Bianca Nazari compartilha seu processo criativo mostrando o passo a passo da criação de uma ilustração, cujos temas foram escolhidos a partir de votação nas redes sociais.

Já no dia 26 serão transmitidas as gravações de quatro palestras abordando os temas “Direção de Arte: Ilustração para Editorial”, com May Tanferri; “Curta Metragem de Animação”, com Raquel Fukuda; “Ilustração infantil”, com Tiago Elcerdo e “Ilustração e Design”, com Wagner Loud, feitas especialmente para o Fima. Todos os palestrantes possuem extensos currículo na área e trazem dicas importantes sobre o mercado de trabalho. Os vídeos contam com tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e ficarão disponíveis para serem assistidos depois.

O Fima é um projeto de Marcelo Goto e Kleverson Mariano, contemplado pelo  Prêmio Aniceto Matti, da Secretaria Municipal de Cultura de Maringá. O  objetivo é promover uma imersão no mundo da ilustração, para que os participantes tenham a oportunidade de aprender e trocar conhecimentos com profissionais do setor.

Foto: divulgação

“Conseguimos alinhar nomes de peso da área da ilustração que trabalham no mercado e que irão passar conteúdos de qualidade para os que acompanharem as atividades e já temos listas com muitos outros nomes de artistas que queremos trazer para os próximos eventos”, comenta Mariano.

Serviço

Festival de Ilustração de Maringá – Fima
De 21 a 26 de junho de 2021
Site: www.fima.com.br
Instagram: @festivalfima

Programação completa

Exposição Rap em Quadrinhos – Wagner Loud e Load
Local: Centro de Ação Cultural (Av. XV de Novembro, 514, Zona 01)
Quando: de 21 de junho a 16 de julho de 2021
Horário de visitação: de segunda a sexta feira, das 9h30 às 12h e das 13h30
às 17h

Exposição Coletiva online – Artistas de Maringá e região
Local: www.fima.com.br
Quando: a partir de 21 de junho de 2021

Dia 25: Demonstração de processo criativo – Bianca Nazari 19h

Dia 26: Palestras

1. May Tanferri (Direção de arte: Ilustração para editorial) – 14h
2. Raquel Fukuda (Curta-metragem de animação) – 15h
3. Thiago Elcerdo (Ilustração infantil) – 16h10
4. Wagner Loud (Ilustração e design) – 17h15

*Todas as palestras serão abertas para o público geral, transmitidas no canal do YouTube do evento.

Produzido com verba de Incentivo à Cultura
Lei Municipal de Maringá n.º 10988/2019
Prêmio Aniceto Matti

COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

POCKET

Exposição de artesanato tem peças com foco na identidade local

São 57 peças produzidas por 19 artesãos locais
POCKET

Solo bilíngue para crianças faz cinco apresentações online

Direcionada especialmente para as crianças, a peça tem atuação em português e Libras
POCKET

“Dois (Mundos)” encerra projeto Escala Cultural 2021

Espetáculo inspirado no disco do Legião Urbana será apresentado neste sábado pelo canal 2 Coelhos, no Youtube.
POCKET

Editais de eventos culturais pagam até R$ 3.500,00 em Maringá

A Secretaria de Cultura de Maringá abriu inscrições para dois eventos da cidade. Veja um resumo.