Foto: Gataria Fotografia

O projeto cultural “Notívagas”, contemplado pelo Prêmio Aniceto Matti, promoverá nos próximos dias uma formação artística gratuita nas linguagens burlesca e drag king. O objetivo desta imersão cabareteira é desvendar os incômodos da posição subalterna de outra perspectiva e experimentar os limites do humor, por meio de corporalidades cênicas, trabalho de voz, produção, ensino de técnicas para maquiagem, criação de adereços e figurinos e etc.

“O projeto visa dar plataforma para as mulheres maringaenses criarem e aperfeiçoarem novas personas, números, atos artísticos. Em um mundo saturado de narrativas do ponto de vista masculino, nossa posição é a de disseminar conhecimento, espaço e oportunidades para que mulheres tomem total controle de suas narrativas”, explica Giovana Lago, performer de cabaré e coordenadora do projeto.

As atividades formativas acontecerão ao longo de cinco dias, com carga horária total de 20 horas. Serão duas oficinas diferentes, com 10 vagas para cada, totalmente gratuitas.

A oficina de burlesco, será ministrada por Giorgia Conceição/Miss G,
artista e pesquisadora Burlesca, criadora e diretora do festival “Yes Nós Temos Burlesco!”, que acontece no Rio de Janeiro (RJ).

‘Rubão’ em aula show | Foto: Gataria Fotografia

Já a oficina de drag king será ministrada por Rubia Romani/Rubão, atriz formada em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP) e bailarina, que atualmente dedica-se aos estudos da sexualidade e atua na intersecção de linguagens artísticas.

As atividades de imersão são exclusivas para mulheres, homens trans e pessoas não binárias a partir de 18 anos, com disponibilidade para participar de todas as atividades da imersão, que vão durar cinco dias.

As inscrições ficam abertas até o dia 20 de maio e podem ser feitas pelo e-mail notivagas@gmail.com, solicitando o link do formulário de inscrição. O resultado com os selecionados será divulgado no dia 24 de maio.

Cabaré Notívagas

Os resultados com os números criados em conjunto por participantes das oficinas de burlesco e drag king serão apresentados no “Cabaré Notívagas”, no dia 7 de junho, às 20 horas, no Teatro Reviver. A classificação é de 18 anos e a entrada será gratuita (sujeita à lotação do espaço).

Além da imersão técnica nas linguagens do burlesco e drag king, com conteúdos como criação de maquiagem, figurino e técnicas de dança e expressão corporal, propomos também uma vivência com a estrutura e espírito cabareteiros. Isso inclui um cabaré final, com apresentação das formandas cabareteiras e o foco no potencial subversivo destas linguagens artísticas”, destaca Giovana Lago.

Imersão em burlesco com Miss G

Datas: 1, 2, 3 e 4 de junho
Horário: 8h às 11h30
Local: Teatro Reviver

Data: 5 de junho
Horário: 13h30 às 17h
Local: Teatro Barracão
Inscrições pelo formulário: https://bit.ly/2vUDHlX

Imersão em drag king com Rubão

Data: 1, 2, 3 e 4 de junho
Horário: 13h30 às 17h
Local: Teatro Reviver
Data: 5 de junho
Horário: 13h30 às 17h
Local: Teatro Barracão
Inscrições pelo formulário: https://bit.ly/2V9PQ0f

Números de Miss G, Rubão, Lídia Café da Manhã e formandas/os cabareteira/os da imersão Notívagas

Data: 7 de junho de 2019
Horário: 20h
Local: Teatro Reviver
Entrada: gratuita. Sujeita à lotação do espaço.

COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

POCKET

Cia Duo Due realiza oficina e espetáculo no ProjecT.aTo

A oficina está com as inscrições abertas e vai abordar técnicas de consciência corporal e de improviso em dança e teatro
POCKET

Fôlego: espetáculo de dança contemporânea investiga o ato da respiração

Estreia está marcada para o dia 14 de junho no Teatro Reviver
POCKET

Pioneira do burlesco brasileiro se apresenta pela primeira vez em Maringá

Cabaré Notívagas é gratuito e acontece nesta sexta-feira (7), no Teatro Reviver
POCKET

ProjecT.aTo abre inscrições para oficina de “Dança intuitiva para mulheres”

A artista baiana, Inaê Moreira, ministra a oficina no dia 1º de junho