O grupo maringaense de rap Indexsonnora lançou nesta segunda (22), a música “Voz e vez”, quarto lançamento que fazem durante o período da quarentena, mas o primeiro que vem acompanhado de um clipe produzido em casa.

A música foi composta em janeiro, quando foi publicado um vídeo de Roberto Alvim – então Secretário Especial da Cultura do governo federal –  que fez referência ao discurso nazista para anunciar o lançamento de um edital chamado Prêmio Nacional das Artes. Além da abordagem estética do vídeo, seu conteúdo falava sobre um controle estatal no fazer cultural, o que denota censura e um ataque direto aos artistas e produtores culturais do Brasil. Isso despertou revolta em toda a classe artística engajada, inclusive em Felipe Index, um dos vocalistas e compositores do grupo que, então, compôs a música em forma de protesto a toda a política cultural praticada desde o início da gestão Bolsonaro.

+ Circular Pocket: Mistério Rap: ao vivo do Indexsonnora faz estreia nacional no canal Music Box Brazil

Naquele momento, a música acabou ficando na gaveta. Alvim foi exonerado e substituído por Regina Duarte, que recentemente foi substituída pelo ator Mário Frias, trazendo à tona novamente o debate sobre o descaso com a pasta da cultura. Para o grupo, as afrontas e o descaso com a classe artística, principalmente durante a maior crise sanitária do século no país, permanecem. Além disso, toda a classe artística aguarda que o presidente sancione a Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc e, segundo Felipe Index, esse Rap vem também como uma forma de pressionar a opinião pública quanto à urgência da decisão.

“A música é um grito de desabafo quanto à necessidade de um olhar solidário para com o artista brasileiro, responsável pela divulgação de identidades regionais, manifestações culturais do interior e de uma imagem do Brasil no exterior. Existem artistas que são mais valorizados lá fora do que aqui dentro, pra se ter uma ideia. A arte brasileira é rica, criativa, movimenta a economia e nos dá personalidade. Ela é plural e o trabalhador da classe merece reconhecimento e ajuda nesse momento”, diz Felipe.

Divulgação

O clipe tem mais de cem referências artísticas brasileiras, locais e nacionais, entre trechos de clipes, shows, obras de arte, fotografias e discos e já pode ser visto nas redes sociais do grupo.

Serviço:

Música: Voz e Vez
Letra, música e direção do clipe: Felipe Index
Onde ver e ouvir: http://bit.do/vozevez
Instagram: @indexsonnora.oficial

COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

POCKET

Artistas, preparem-se para a Semana do Hip-hop de Maringá!

Festival oferece vagas para apresentações locais remuneradas em 4 categorias
POCKET

Indexsonnora lança música de protesto ao descaso com a cultura

Clipe faz referência a mais de cem artistas brasileiros
POCKET indexsonnora convite a musica

Convite à Musica retoma atividades com live do Indexsonnora

Também estão previstas transmissões ao vivo de apresentações do Convite ao Teatro e Convite à Literatura
POCKET

Mistério Rap: ao vivo do Indexsonnora faz estreia nacional no canal Music Box Brazil

Gravado em Maringá pela Circular Cultural, o DVD Mistério Rap foi licenciado para exibição em rede nacional nos próximos três anos