Foto: Renato Domingos

Dois anos após o lançamento do trabalho, ‘Proposta’, Indexsonnora volta com novos projetos e o novo videoclipe: ‘A Lista’, lançado hoje. Segundo o trio, ‘A Lista’ foi a música escolhida como single de trabalho por ser a que mais tem a dizer.

“Escolhemos este som para o videoclipe por ser o que mais envolve o tema social no nosso repertório. Nesses tempos em que estamos numa decadência político-social gigantesca, ela tem muito a dizer”, conta Felipe Index, um dos compositores e MC’s do grupo, junto com Elton e DJ Friza.

+Circular Pocket: Indexsonnora lança primeiro clipe

Mixada e masterizada no Pé de Manga Studio, por Stone Ferrari, a música fala sobre como as pequenas atitudes do cidadão interferem no percurso de sua evolução social, e que nem todos os problemas devem ser considerados como culpa do governo.

“Nós também temos a nossa parcela de culpa. A classe política carrega determinados desvios de caráter – que também podem ser encontradas no cidadão comum. Essa vontade de compensar a desonestidade fazendo o mesmo, é um caminho sem volta. Para nós, a mudança começa pela própria atitude. Precisamos reconhecer nossa responsabilidade sobre o que nos cerca”, explica.

O nome “A Lista” foi inspirado nas grandes listas de investigação que saem nos jornais, apontando suspeitos em esquemas de corrupção. O refrão diz: “Assuma sua dívida, seu nome está na lista e a condição agora é crítica. Sua postura não pode ser de vítima”. Confira:

A estratégia para o processo de produção do clipe era ser minimalista, já que o foco é a letra, então usaram o improviso e a imaginação. “A ideia era trabalhar num material em vídeo que não tirasse o foco do tema da música. Assim, utilizamos uma forma minimalista de videoclipe, utilizando um fundo preto, pendurado na garagem do Elton. Fizemos um trabalho de iluminação sob orientação do Renato Domingos e operação de câmera do nosso amigo Max Vitorino”, diz.

Captado em março de 2018, o clipe foi engavetado por falta de recursos. “Agora, como estamos começando a divulgação do nosso novo trabalho, um DVD ao vivo, resolvemos juntar forças e finalizá-lo com as próprias mãos. Assim, podemos mostrar para o público o que esperar do show que acontece em breve”.

Para 2019, o grupo já tem muitos planos para colocar em prática. Além da gravação do DVD e da nova identidade visual, o trio quer abraçar todas as oportunidades de shows no máximo de locais possíveis.

“Temos a consciência de que é no palco, no contato direto com as pessoas, que a mensagem tem seu maior potencial de transmissão. É ali que a razão e a emoção se fundem, e que todos os sentidos passam por uma experiência musical. Os videoclipes e as músicas em streaming são importantes canais de comunicação com o público, mas não podemos sustentar uma carreira baseada nisso”, conclui.

 

COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

POCKET

Ouça o primeiro EP solo de D.X

Show de estreia será no sábado (22), na Vila Olímpica em Maringá
POCKET

Indexsonnora grava primeiro DVD de Rap ao vivo de Maringá

A gravação acontece nos dias 8 e 9 de junho, abertas ao público, no Teatro Barracão
POCKET

Indexsonnora volta com clipe e novo single

Grupo de rap maringaense lança o videoclipe, “A Lista”, e conta sobre novos projetos
POCKET

Slim Rimografia e Badsista participam da CypherLab

Cypher #4 fecha o ciclo de produções do projeto realizado em Maringá com Sandrão RZO, Clara Lima e Inglês