No domingo (15/05) o projeto Escala Cultural traz para Maringá o espetáculo teatral Oi lá, Inezita, da Cia Cênica, de São José do Rio Preto / SP. Em uma atmosfera envolvida pela música, dança e poesia, o espetáculo passeia por elementos da cultura popular brasileira e é inspirado na vida e na obra de Inezita Barroso (1925 – 2015), relembrando a mulher, artista e pesquisadora que ficou conhecida nacionalmente por sua voz, viola e pelos sotaques regionais reproduzidos em suas interpretações e trabalho, como no programa Viola, Minha Viola.

A apresentação é 19h no Teatro Barracão, com entrada gratuita, classificação livre e acessível em Libras – Língua Brasileira de Sinais.  A peça conta a história de uma corajosa violeira que não acredita em um lugar definitivo para as coisas e se aventura por um Brasil repleto de riquezas e reinvenções.

Cia cênica estuda Inezita Barroso

Durante quatro meses o grupo se dedicou a estudos sobre a vida e a obra desta intérprete, musicista, biblioteconomista, mãe, professora, atriz e apresentadora de vários programas de rádio e televisão, optando por mergulhar na Inezita Barroso folclorista, pesquisadora, difusora e defensora da cultura popular brasileira e, em especial, da caipira.

Foto do espetáculo inspirado em Inezita Barroso, apresentado pela Cia Cênica no palco, todos caracterizados.
Foto: Jorge Etecheber

Além da Inezita Barroso recriada por três atrizes, o espetáculo traz à cena alguns dos personagens que ela apresenta nas músicas que interpretou e outros que poderia ter conhecido em seus encontros e viagens de pesquisa sobre nossas manifestações populares. Não se trata, portanto, de uma produção biográfica, mas de uma fábula que carrega consigo o amor de Inezita Barroso pela cultura de raiz brasileira, pelo ser caipira, e a sua luta pessoal para romper paradigmas machistas de nossa sociedade.

A Cia Cênica

A Cia Cênica foi fundada em março de 2007 em São José do Rio Preto. Suas pesquisas e ações são pautadas no teatro popular, na dramaturgia autoral, na música ao vivo enquanto elemento dramatúrgico, na ocupação de ruas e espaços não convencionais e, para além dos limites da cena, no compartilhamento de saberes e formação de público.

Cia Cênica, que apresenta espetáculo inspirado em Inezita Barroso, posando para foto, todos de branco

Desde sua criação, já passou por mais de 150 cidades de 11 Estados brasileiros, levando seu repertório a um público de mais de 600 mil espectadores. Atualmente, o coletivo tem 11 espetáculos em circulação, concebidos para palco, rua, espaços alternativos e ambiente virtual.

Sobre o Escala Cultural

Realizado pela 2 Coelhos Comunicação e Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e o patrocínio de diversas empresas, o Escala busca selecionar espetáculos teatrais de grupos que estejam participando de festivais e mostras ou realizando apresentações isoladas por meio de editais, fazendo com que eles deem uma “paradinha” por aqui, inserindo o município em seus roteiros.

Nesta edição, a curadoria é assinada pelo jornalista e crítico teatral Valmir Santos, de São Paulo e pela produtora cultural Rachel Coelho. Santos é doutorando em teoria e prática do teatro pela Universidade de São Paulo, editor e fundador do site Teatrojornal – Leituras de Cena, que existe desde 2010.

O Escala Cultural teve início em 2018, contou com uma edição online em 2021 e desde abril deste ano retomou o formato presencial. A iniciativa sempre priorizou grupos teatrais de referência, como o renomado Grupo Galpão, o Lume Teatro, a Cia do Tijolo, o Grupo Magiluth, entre outros.

+CircularTV: veja como foi a primeira edição do Escala Cutural em 2018

Espetáculo teatral “Oi lá, Inezita”

Cia Cênica (São José do Rio Preto / SP)
Dia 15 de maio de 2022 (domingo) às 19h
Teatro Barracão
– Entrada gratuita
Acessível em Libras / Classificação: Livre

Lei Federal de Incentivo à Cultura
Apoio: Secretaria Municipal de Cultura, IDX Produções Artísticas.
Patrocínio: Copel, Fertipar, Fortgreen, Unimed Maringá, Alltech, Dicomp e F.A. Maringá.
Fomento à Cultura: Instituto Cultural Ingá.
Realização: 2 Coelhos Comunicação e Cultura e Ministério do Turismo – Governo Federal.

COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

POCKET

Peça teatral resgata memórias de infância e busca valorizar a arte Drag

Sessões acontecem nos dias 2, 3, 9, 10, 30 e 31 de julho, sempre às 20h
POCKET

Mostra cultural põe corpo gordo em evidência para discutir preconceito e exclusão

Projeto acontece entre 1º e 23 de julho com diversas ações. Confira a programação completa!
POCKET

Conheça “Affectus”, novo espetáculo solo de Vanderlei Junior

Espetáculo estreia dia 18 e segue em cartaz até dia 27 no Teatro Barracão, em Maringá.
POCKET

Um ‘Chapeuzinho Vermelho’ diferente no Barracão pelo Escala Cultural

Peça propõe 'iniciação ao medo' ao público infantojuvenil e adulto. Terá intérprete de Libras!