No dia 3 de maio, às 20h, no Cineflix do Maringá Park, será lançado o documentário “Scherer: do nazismo à terra vermelha”, com roteiro e direção de Miguel Fernando (Maringá Histórica). Paralelamente, no piso térreo do shopping, também será lançada uma exposição de fotos dos bastidores das filmagens (assinadas pela diretora de fotografia Lírica Aragão) e de documentos raros sobre o personagem retratado, o padre alemão que aqui ficou conhecido como Emílio Clemente Scherer.

“A exposição traz duas frentes: a primeira apresenta as locações onde nós passamos para produzir o documentário, os cenários no Brasil e na Europa. A segunda foi desenvolvida pelo pesquisador José Carlos Cecilio, parceiro do Maringá Histórica, e traz livros, documentos e alguns elementos raros sobre esse personagem”, explica o idealizador e realizador do projeto, Miguel Fernando.

“Eu pesquiso a história de Maringá desde sempre. Está em elaboração um livro que contará a história mais antiga da cidade (anos 1930 a 1960). O Padre Emilio praticamente começa esta história”, comenta o pesquisador José Carlos Cecilio. “Fui coletando material há quase dez anos sobre a Fazenda São Bonifácio e o Padre. Comprei livros escritos por ele, pesquisando sites na Alemanha, etc. A ideia é somar com acervo físico ao documentário. Valorizo o acervo físico. Não podemos deixar a história da cidade somente no mundo virtual”, diz.

Foto: Lírica Aragão

Já as fotografias de Lírica Aragão registram os lugares por onde a equipe passou durante as filmagens, que ocorreram no mês de novembro de 2022. Dentre os cenários percorridos estão Maringá, Rolândia, São Paulo, Mutzig e Estrasburgo (França), Londres (Inglaterra), Stuttgart, Munique e Metten (Alemanha).

“Essa exposição é muito importante porque mostra um pouco do filme fora da tela. Os stills de cinema são importantes pra contar todo o enredo do filme através das fotografias. Foi um grande desafio pra contar essa narrativa”, comenta Lírica.

A exposição fica em cartaz até o dia 31 de maio com entrada gratuita. O documentário reconstitui parte da biografia deste importante e controverso personagem, que chegou em Maringá em 1939 e aqui fez construir a primeira capela, chamada São Bonifácio, localizada no atual Conjunto Cidade Alta. Scherer foi o primeiro padre de Maringá e, anos depois, também liderou a construção da Capela Santa Cruz. Após o lançamento, o filme ficará disponível gratuitamente no canal do YouTube do Maringá Histórica, inclusive com versões acessíveis em Libras e audiodescrição. A classificação é livre, destinada a todos os públicos.


Serviço:

Estreia “Scherer: do nazismo à terra vermelha”
Dia 03/05/2023 às 20h
Local: Cineflix do Maringá Park
Reserve seu lugar preenchendo o formulário aqui
Exposição em cartaz até dia 31 de maio no piso térreo do Maringá Park

Lei Federal de Incentivo à Cultura
Fomento à Cultura: Instituto Cultural Ingá
Patrocínio: Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, Rivesa Volvo, FA Maringá, Crivialli do Brasil e Arilu Distribuidora
Realização: Maringá Histórica, Ministério da Cultura e Governo Federal – Brasil: união e reconstrução.

COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

POCKET

Documentário “Paixão Esquecida” estreia dia 30 e traz imagens raras do futebol profissional local

O média-metragem estreia dia 30 de agosto às 19h no Teatro Marista, trazendo a público a trajetória do futebol maringaense
POCKET

Espetáculo “Vicência Vermelha Viva” estreia dia 24 com 8 apresentações e oficina gratuitas

No próximo dia 24, no Teatro Barracão, a atriz Kênia Bergo estreia seu segundo solo e, no dia 17, ministra oficina
POCKET

Ana Favorin lança seu primeiro livro e ministra duas oficinas gratuitas de escrita criativa

Serão dois eventos de lançamento com distribuição gratuita. As inscrições para as duas oficinas já estão abertas.
POCKET

Tá na Casa realiza quatro atividades no mês de Junho

Evento realiza atrações musicais e ações formativas