A atriz, diretora e professora, Larissa Marega, lança seu segundo livro no dia 18 de agosto. Intitulado “Para cantar o teatro”, o livro traz textos teatrais de “Airumã” e “As 4 estações”, espetáculos musicais que foram encenados pelas turmas de Larissa. A publicação é patrocinada pelo Prêmio Aniceto Matti, da Secretaria Municipal de Cultura e traz ilustrações de Gustavo Sabaini.

Esta é a continuidade de uma série que teve início em 2017, quando Larissa publicou a coletânea “Para ler o teatro”. Segundo a autora, desta vez o objetivo é entrelaçar música e teatro por meio de histórias literárias positivas, que abordam a temática da empatia e das relações humanas, seja em uma tribo indígena (“Airumã”), seja em uma viagem pelo trem da vida, metáfora da existência humana (“As 4 Estações”).

Foto: Fernando Oliveira

 

“O segundo livro é um marco muito significativo para nossa cidade, são textos que trazem possibilidades musicais, já que contêm as cifras na íntegra. Estou bastante esperançosa para que grupos de teatro e músicos se aventurem a realizar essas montagens”, conta.

Com um número significativo de personagens (“Airumã”, por exemplo, foi apresentada em 2015 com 66 alunos no elenco e “As 4 estações”, de 2017, tinha 35 em cena), as peças são escritas para emocionar, divertir e fazer pensar. A ideia é proporcionar reflexões sobre a convivência com o outro e sobre o autoconhecimento. Nesse sentido, a autora reforça a importância de se pensar teatro e música como artes complementares e de como elas podem emergir da literatura, isto é, de uma obra escrita.

O livro também conta com depoimentos de alunos que participaram das encenações na escola.

“A experiência de palco e o contato com o público é o mais marcante para eles. Cantar, sem dúvida, foi um desafio e tanto”, adianta Larissa, que revela ter planos de publicar muitos outros livros.

“Para cantar o teatro” terá distribuição gratuita

No lançamento, a coletânea será distribuída gratuitamente para 240 pessoas, na Fundação Luzamor. A entrada é franca. Haverá, também, apresentação de números musicais sob a batuta de Édipo Leandro e Denise Pimentel; cenas teatrais que ilustram a obra; conversa com a autora e mesa de autógrafos.

+ Circular Pocket:  4ª edição da Só em Cena conta com ajuda do público para acontecer

Airumã, que em tupi significa “estrela da manhã”, é uma tribo indígena que vive a semente da partilha e da fraternidade e é também uma filosofia de vida: viver Airumã é olhar para o outro e pelo outro; é viver verdadeiramente em comunidade. O conflito da história é protagonizado por Za Zu, o feiticeiro das Masmorras, que representa o mal da humanidade. Ele escolhe destruir o que existe de mais puro em Airumã, o amor, personificado pelos enamorados Luna e Raoni.

As Quatro Estações: Um menino, que pode ser eu ou você. O menino. Cheio de interrogações… Um menino que sonha sua vida em uma viagem de trem; a roda da vida em quatro estações, da infância à velhice. Dos encontros possíveis. Daqueles improváveis. Uma fábula que abraça a alma. Sobre um protagonista que é coadjuvante.

Serviço

Lançamento da coletânea Para Cantar o Teatro, de Larissa Marega
Data: 18 de agosto (domingo)
Horário: 15h
Local: Fundação Luzamor Maringá
Entrada gratuita

COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

POCKET

Exposição sensorial abre dia 17 em Maringá

Com obras para ver, ouvir, tocar e interagir, exposição "Reminiscências" fica em cartaz até 10 de janeiro no Museu Hélenton Borba ...
POCKET

Espetáculo “ATERRA” divulga data de estreia em Maringá

Promovido pelo Projeto Convite ao Teatro, o espetáculo estreia no dia 08 de novembro no Teatro Barracão.
POCKET

Primeira etapa regional de campeonato de Slam no Paraná acontece domingo em Curitiba

Dos 15 poetas selecionados para o campeonato de poesia falada, três são de Maringá
POCKET

Gratuito: Escritor curitibano celebra o dia dos finados com leitura de textos de Fernanda Young

Leitura dramática “Fernanda Young é um cadáver que me sorri” será realizada no Café Mafalda pelo escritor curitibano Rômulo Zanotto