Todo projeto cultural inédito precisa ser apresentado ao público a partir de um trabalho de envolvimento das pessoas com o tema e proposta. Em 2018, trabalhos autorais produzidos em Maringá  (PR) tiveram casa cheia não só por conta  da qualidade do produto cultural, mas também do cuidado tomado na produção de seus materiais publicitários.

A princípio, um espetáculo teatral é uma experiência multissensorial presencial que impressiona o espectador a partir daquilo que ele vê, ouve e sente. A luz, o corpo, o figurino, a cenografia, as vozes, a sonoplastia e o enredo somam forças num conjunto harmônico e provocativo. Mas como antecipar essas sensações para aqueles que ainda não conhecem o trabalho?

O projeto de comunicação desenvolvido pela Circular Cultural para os espetáculos ‘O Mais Íntimo de Nós (Leonardo Fabiano/Guilherme Veneral) e Psicose (Kênia Bergo/Fernando Ponce) contemplou a criação e produção de teasers audiovisuais e fotografias  de divulgação.

Os filmes e fotos foram conduzidos pelo diretor de fotografia Renato Domingos e pelo diretor de marketing Felipe Halison, que se utilizaram da estética dos espetáculos ainda durante a etapa de ensaios para construir narrativas curtas (de até 1 minuto) que atraíssem o interesse das pessoas pelas histórias e pela poética das obras.

O Mais Íntimo de Nós – a água e os corpos em movimento

Foto: Renato Domingos

A proposta do espetáculo ‘O Mais Íntimo de Nós’ foi contar a história real e recente do relacionamento amoroso entre os dois atores da peça, além de discutir temas como amor, intimidade e homofobia. Por isso, a estética da produção de vídeos e fotos procurou pelos sentimentos envolvidos na trama e nos elementos cênicos, ressaltando dualidades como suavidade/agressividade, luminoso/opaco, seco/molhado, amor/ódio, azul/vermelho.

No primeiro filme, [Teaser] O Mais Íntimo de Nós, o apelo utilizado foi o movimento dos corpos e o espelho d’água criado pelo cenógrafo Leonardo Fabiano e pelo diretor André Anelli. A partir disso, o filme se desenvolve sobre a trilha sonora melódica em piano selecionada pela sonoplastia do espetáculo.

Assista:

Dualidades na fotografia – Renato Domingos
Dualidades na fotografia – Renato Domingos

Psicose – a angústia e a tensão

Foto: Renato Domingos

Ao iniciar o trabalho com ‘Psicose’, um monólogo da atriz Kênia Bergo baseado na obra de Sarah Kane, a equipe da Circular Cultural quis transparecer no vídeo e nas fotos de divulgação as sensações passadas no espetáculo.

Ao propor reflexões sobre o suicídio e a marginalização de transtornos mentais, a peça conta com objetos cortantes e pontiagudos, cordas, muito branco e vermelho, linhas, e momentos de angústia e tensão.

Renato Domingos

E foi assim que a Circular Cultural encontrou a abordagem adequada: filme e fotos sufocantes, cortes secos e movimentos bruscos, clima de suspense.

Assista ao teaser da peça:

A memória é fundamental

Ambos os projetos contaram com cobertura fotográfica de suas estreias e gravação de vídeos na íntegra. O registro dessas apresentações tem duas funções muito importantes: preservar a memória do projeto e dos artistas e, também, produzir material para que o espetáculo continue circulando em outras ocasiões, tais como festivais e inscrições em editais que exijam o espetáculo na íntegra e fotografias em alta qualidade.

É importante ressaltar que a verba de divulgação e registro das ações dentro dos projetos não é mero protocolo, mas um investimento que resulta na continuação do mesmo após o cumprimento das ações obrigatórias.

+ Conheça os serviços prestados pela Circular Cultural!

COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

POCKET

Solo bilíngue para crianças faz cinco apresentações online

Direcionada especialmente para as crianças, a peça tem atuação em português e Libras
CASES

Agenda cultural de Maringá – dia 24 de setembro de 2021

A agenda cultural de Maringá tem atrações gratuitas para o fim de semana e projetos de formação
POCKET

Escala Cultural chega com mais uma apresentação inédita online

Grupo de Brasília se apresenta neste sábado no Escala Cultural; Espetáculo é produzido com verba de Incentivo à Cultura de Maringá.
POCKET

12 Pessoas com Raiva – Um júri virtual

Escala Cultural apresenta segundo espetáculo transmitido pelo YouTube. Júri vai decidir o destino de um garoto acusado de duplo homicídio.