Estão abertas as inscrições para a oficina “Abraçar o Caos: criação no teatro contemporâneo”, que será ministrada por Ludmila Castanheira nos dias 25 e 26 de maio, no Arena das Artes. A oficina é direcionada a performers, atores e atrizes de diferentes estéticas teatrais. As inscrições podem ser feitas pelo formulário disponível neste link. O investimento é de R$50.

Segundo Ludmila, há tempos a ideia de dramaturgia expandiu-se: se antes o texto previamente escrito era quase sinônimo de teatro, a percepção do corpo do artista como centro da arte teatral criou a necessidade de adjetivar a palavra. Termos como “dramaturgia do corpo” e “dramaturgia do ator” passaram a ser recorrentes. A noção de texto passou a significar as linhas de criação que regem a cena: tessitura, trama.

Dentro deste panorama, a oficina pretende auxiliar na exploração da criação a partir de materiais e contextos diversos, na relação do corpo com os dispositivos criativos que orbitam por ele.

“Abraçar e deixar-se receber o abraço do caos aqui, significa não impor à criação a censura do que consideramos bom ou ruim, mas construir-se nas possibilidades do momento presente”, explica.

Para ela, abraçar o caos seria criar a partir daquilo que se apresenta no momento mesmo da ação, a partir de dramaturgias e ações que sejam mais mapas de navegação do que prescrições para serem cumpridas à risca.

Sobre a oficineira

Ludmila Castanheira é atriz e performer, bacharel em interpretação teatral pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) e doutora em Artes da Cena pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Há cinco anos é professora no curso de Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro, na UEM (Universidade Estadual de Maringá). Tem se dedicado à pesquisa da atuação teatral a partir do corpo. Em 2018 lançou, pela editora Appris, o livro “Performance Arte: modos de existência”.

Oficina “Abraçar o caos: criação em teatro contemporâneo”

Datas: 25 e 26 de maio
Horário:  14h às 16h

Investimento: R$ 50

Clique aqui e inscreva-se.

 

COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

POCKET

4ª edição da Só em Cena conta com ajuda do público para acontecer

Projeto abriu campanha de financiamento coletivo para viabilizar a próxima edição, prevista para outubro.
POCKET

De olhos vendados: espetáculo para ser ouvido estreia em Maringá

'Entrensejos' começa na sexta-feira (2), na Arena das Artes, com entrada gratuita.
POCKET

Trupe Benkady: Grupo de pesquisa em dança e ritmos afro se apresenta em Maringá

A sexta etapa do projeto ProjecT.aTo – a dança como ato, conta com oficina de dança e espetáculo, nos dias 2 e 3 de agosto.
POCKET

Oficina literária foca na revisão como ferramenta de criação

Evento acontece neste sábado (20) e está com as inscrições abertas