Estão abertas as inscrições para a oficina “Abraçar o Caos: criação no teatro contemporâneo”, que será ministrada por Ludmila Castanheira nos dias 25 e 26 de maio, no Arena das Artes. A oficina é direcionada a performers, atores e atrizes de diferentes estéticas teatrais. As inscrições podem ser feitas pelo formulário disponível neste link. O investimento é de R$50.
Segundo Ludmila, há tempos a ideia de dramaturgia expandiu-se: se antes o texto previamente escrito era quase sinônimo de teatro, a percepção do corpo do artista como centro da arte teatral criou a necessidade de adjetivar a palavra. Termos como “dramaturgia do corpo” e “dramaturgia do ator” passaram a ser recorrentes. A noção de texto passou a significar as linhas de criação que regem a cena: tessitura, trama.
Dentro deste panorama, a oficina pretende auxiliar na exploração da criação a partir de materiais e contextos diversos, na relação do corpo com os dispositivos criativos que orbitam por ele.
“Abraçar e deixar-se receber o abraço do caos aqui, significa não impor à criação a censura do que consideramos bom ou ruim, mas construir-se nas possibilidades do momento presente”, explica.
Para ela, abraçar o caos seria criar a partir daquilo que se apresenta no momento mesmo da ação, a partir de dramaturgias e ações que sejam mais mapas de navegação do que prescrições para serem cumpridas à risca.
Sobre a oficineira
Ludmila Castanheira é atriz e performer, bacharel em interpretação teatral pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) e doutora em Artes da Cena pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Há cinco anos é professora no curso de Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro, na UEM (Universidade Estadual de Maringá). Tem se dedicado à pesquisa da atuação teatral a partir do corpo. Em 2018 lançou, pela editora Appris, o livro “Performance Arte: modos de existência”.
Oficina “Abraçar o caos: criação em teatro contemporâneo”
Datas: 25 e 26 de maio
Horário: 14h às 16h
Investimento: R$ 50