Estão abertas as inscrições para a oficina “Abraçar o Caos: criação no teatro contemporâneo”, que será ministrada por Ludmila Castanheira nos dias 25 e 26 de maio, no Arena das Artes. A oficina é direcionada a performers, atores e atrizes de diferentes estéticas teatrais. As inscrições podem ser feitas pelo formulário disponível neste link. O investimento é de R$50.

Segundo Ludmila, há tempos a ideia de dramaturgia expandiu-se: se antes o texto previamente escrito era quase sinônimo de teatro, a percepção do corpo do artista como centro da arte teatral criou a necessidade de adjetivar a palavra. Termos como “dramaturgia do corpo” e “dramaturgia do ator” passaram a ser recorrentes. A noção de texto passou a significar as linhas de criação que regem a cena: tessitura, trama.

Dentro deste panorama, a oficina pretende auxiliar na exploração da criação a partir de materiais e contextos diversos, na relação do corpo com os dispositivos criativos que orbitam por ele.

“Abraçar e deixar-se receber o abraço do caos aqui, significa não impor à criação a censura do que consideramos bom ou ruim, mas construir-se nas possibilidades do momento presente”, explica.

Para ela, abraçar o caos seria criar a partir daquilo que se apresenta no momento mesmo da ação, a partir de dramaturgias e ações que sejam mais mapas de navegação do que prescrições para serem cumpridas à risca.

Sobre a oficineira

Ludmila Castanheira é atriz e performer, bacharel em interpretação teatral pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) e doutora em Artes da Cena pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Há cinco anos é professora no curso de Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro, na UEM (Universidade Estadual de Maringá). Tem se dedicado à pesquisa da atuação teatral a partir do corpo. Em 2018 lançou, pela editora Appris, o livro “Performance Arte: modos de existência”.

Oficina “Abraçar o caos: criação em teatro contemporâneo”

Datas: 25 e 26 de maio
Horário:  14h às 16h

Investimento: R$ 50

Clique aqui e inscreva-se.

 

COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

POCKET

Criança em Cena promove palestra e mostra online para encerrar as atividades de 2020

Com a pandemia, projeto foi adaptado para o formato online
ALTERNATIVA só em cena 2020

Confira a programação da Só em Cena 2020

Os ingressos para espetáculos, oficinas e debates já podem ser resrvados de graça ou com preços dinâmicos
POCKET só em cena 2020

Só em Cena comemora cinco anos com edição online homenageando mulheres

Uma das principais mostras de teatro de Maringá abriu campanha de financiamento coletivo para realizar edição online
POCKET

Criança em Cena disponibiliza aulas online

Novos participantes terão acesso às aulas nesta etapa do projeto.