Estão abertas as inscrições para as oficinas do projeto Más Monas, organizado pelo Coletivo Transformista Haus of X e viabilizado com recursos do Prêmio Aniceto Matti. Serão oferecidas três oficinas gratuitas: perucaria, padding (enchimento) e maquiagem drag, técnicas fundamentais para quem vivencia o campo artístico do transformismo. Cada uma delas tem 15 vagas, que serão preenchidas após uma seleção a partir da carta de intenção.

Os oficineiros são a Drag Queen Ginger Moon e o Drag King Don Valentim, ambos com reconhecida atuação na cena paulistana. As ações acontecem nos dias 25, 26, 27 e 28 de abril e 01º de maio e fazem parte do processo de estudo e montagem do espetáculo teatral “Más Monas”, previsto para estrear em julho.

“Ao trazer essas oficinas buscamos, ao mesmo tempo em que aprofundamos os estudos da equipe, introduzir o público no universo da arte drag, afinal, este será o universo que estrutura todo o espetáculo. Isso em nada impede que pessoas que não pratiquem drag façam as oficinas, pois elas proporcionam bases sólidas de práticas que podem ser deslocadas pra outras áreas e contextos”, explica o produtor, Leonardo Fabiano.

Ginger Moon é bacharel e licenciada em Teatro pela Universidade Anhembi Morumbi e atua como drag queen burlesca. Sua pesquisa com “draglesque” começou em 2015 e seu nome cresceu rapidamente na noite paulistana. Atuou como performer nas principais festas drags de São Paulo, ministrou um curso de performance na Escola Nacional Florestan Fernandes (2018-2019) e na Casa Florescer (2019), além de participar de um episódio do programa “Nasce Uma Rainha” da Netflix como especialista (2020). Participou de importantes festivais da área e também de reality shows como Favela Drag (2020) e The Next Talent Drag (2021). Atualmente estuda costura e modelagem com Maldita Hammer, figurinista renomada, e caracterização e perucaria na “Oficina da Malonna”, um dos maiores nomes de perucaria no Brasil.

Atuante na cena drag paulistana desde 2017, o drag king Don Valentim realiza diversos trabalhos com performance, maquiagem e hostess, mesclando a estética drag com as linguagens do circo, burlesco e artes visuais, sua formação acadêmica. Já atuou como performer em diversas festas e eventos, participou de publicações de mídias digitais e impressas, como a Universal UOL (2018), o documentário “Inadequadxs” (2018) e o podcast Dragnóstico (2019). Realizou oficinas de maquiagem drag em eventos como o Expectadivas, no Centro Cultural do Grajaú (2018 e 2019) e na Faculdade Paulista de Artes (2018). Participou do filme média metragem “Candombá”, no qual foi um dos personagens. Trabalhou como drag king modelo no desfile de moda da Boutique Venenosa, na Casa de Criadores (2019). Durante a pandemia participou de edições online de eventos como a Gincana Drag, no instagram do Teatro Alfredo Mesquita, da Noite Burlesca (2020) e do Festival Yes, Nós Temos Burlesco (2021).

Sobre o projeto

“Más Monas” é o mais recente projeto do Coletivo Transformista Haus of X. A proposta é criar um espetáculo de temática transformista para trazer questões ligadas às memórias afetivas da infância de artistas queer como forma de enfrentamento ao estigma e à opressão. O elenco é formado por Leonardo Fabiano, Lua Lamberti e Maicon Vaccaro, com direção e dramaturgia de Lua Lamberti, coreografias e produção de Leonardo Fabiano.

Serviço

Oficina de Perucaria
Ministrante: Ginger Moon
Datas: Dias 25 e 26 de abril das 18h30 às 20h30
Número de vagas: 15
Objetivos: mostrar os cuidados básicos com os tipos mais comuns de perucas encontradas no mercado, bem como a diferença entre cada uma e suas especificidades. Será demonstrado como higienizá-las adequadamente, materiais necessários, técnicas para prendê-las, noções básicas de modelagem e finalização de penteado. Sugerimos levar sua peruca, porém não é obrigatório.

Oficina de PADDING (Enchimento)
Ministrantes:
Don Valentim e Ginger Moon
Datas: Dias 27 e 28 de abril das 18h30 às 20h30
Número de vagas: 15
Objetivos: Apresentar noções básicas de remodelação corporal por meio de enchimento de espuma esculpida. Demonstrar as várias possibilidades de silhueta e técnicas para chegar a tais resultados, bem como suas utilizações.(Não é necessário levar material)

Oficina de Maquiagem Drag
Ministrantes:
Don Valentim e Ginger Moon
Datas: Dia 01º de maio das 15h às 20h
Número de vagas: 15
Objetivos: demonstrar aos participantes o processo de maquiagem de cada professor, bem como as técnicas aprimoradas ao longo de suas trajetórias como drags, trazendo noções básicas de maquiagem, utilização de materiais, cuidados com a pele e processos criativos. Levar materiais de maquiagem.

Mais informações: https://www.instagram.com/xquisitas/


Todas as oficinas acontecerão no Espaço Desperte – Rua Joubert de Carvalho, 981 – sobreloja


Produzido com verba de Incentivo à Cultura
Lei Municipal de Maringá n.º 11200/2020
Prêmio Aniceto Matti

COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

POCKET

Peça teatral resgata memórias de infância e busca valorizar a arte Drag

Sessões acontecem nos dias 2, 3, 9, 10, 30 e 31 de julho, sempre às 20h
POCKET

Mostra cultural põe corpo gordo em evidência para discutir preconceito e exclusão

Projeto acontece entre 1º e 23 de julho com diversas ações. Confira a programação completa!
POCKET

Atenção! o FIMA, Festival de Ilustração está chegando. Confira a programação!

Festival terá atividades presenciais e online
POCKET

Conheça “Affectus”, novo espetáculo solo de Vanderlei Junior

Espetáculo estreia dia 18 e segue em cartaz até dia 27 no Teatro Barracão, em Maringá.