O espetáculo “Mequetrefe Circo Show”, solo do ator Gustavo Bertin (Londrina/PR), abre a segunda etapa da Semana Municipal das Artes e da Cultura de Maringá, neste domingo.  A apresentação é gratuita e  começa às 10h, na entrada do Parque do Ingá. 

Mequetrefe Circo Show
Fotos: Renato Domingos

Gustavo Bertin interpreta o palhaço Mequetrefe e, neste espetáculo, apresenta alguns números de malabarismo, entremeados por pequenas ações de ligação que foram estruturados após as oficinas “Jogo, Prazer e Estratégia – bufão e clown”, ministrada na sede do Lume Teatro pela atriz Roberta Casanova e “Manual Prático do Palhaço de Rua” com o palhaço argentino Chacovachi. 

+ Circular Pocket:  De Londrina, espetáculo de marionetes ‘O Pássaro Azul’ passa por Maringá neste domingo

O espetáculo 

Como o próprio nome indica, o espetáculo traz uma seleção de “rotinas” de habilidades como chicote, monociclo e mágicas. O embasamento dramatúrgico se dá a partir da história do palhaço perambulando pelas ruas e se deparando com um espetáculo de circo prestes a começar.

Ele também quer mostrar as suas habilidades antes das atrações principais, mas não confia que será um sucesso. Os números não acontecem como deveriam. O resultado é uma sequência de trapalhadas com o palhaço que tenta fazer bonito no show e conquistar o espectador no picadeiro improvisado.

Além de teatro e circo, também há um número de teatro de animação: o “malabarista Poucatelha”, criado a partir do projeto de pesquisa “Teatro de Objetos pelo Palhaço Mequetrefe”, financiado pela Fundação Araucária sob orientação do Dr. Mauro Rodrigues na UEL em 2016.

O simpático personagem Poucatelha ganha vida a partir do joelho de Gustavo Bertin e cativa a plateia com o jogo entre criador e criatura. Ele é composto por simples elementos: uma camisa e uma pequena máscara que são acoplados ao joelho do palhaço. A simplicidade com que ele surge cativa o público em questão de segundos e por ser um elemento de rápida identificação o espectador logo se entrega à fantasia. Recentemente esteve no programa Caldeirão do Huck, no quadro Gonga la gonga.

O espetáculo já passou por eventos importantes, como o tradicional FILO – Festival Internacional de Londrina, e a Só em Cena – Mostra de Solos e Monólogos, apresentando-se com sucesso no distrito de Iguatemi.

Semana 

A Semana Municipal das Artes e da Cultura de Maringá, que trouxe como tema “Cultura para quê?”, prossegue com sua segunda etapa, que ocorre neste mês de julho com ações que impulsionam a reflexão da comunidade sobre os objetivos e novos desafios das artes e da cultura.

+ Circular Pocket: Semana Municipal das Artes e da Cultura inicia segunda etapa

Mequetrefe Circo Show
Com Gustavo Bertin (Londrina / PR)

Data: 14 de julho
Horário: 10h
Local: em frente ao
Parque do Ingá (Av. São Paulo, Centro, Maringá)

Entrada gratuita
Classificação livre.

COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

ALTERNATIVA só em cena 2020

Confira a programação da Só em Cena 2020

Os ingressos para espetáculos, oficinas e debates já podem ser resrvados de graça ou com preços dinâmicos
POCKET só em cena 2020

Só em Cena comemora cinco anos com edição online homenageando mulheres

Uma das principais mostras de teatro de Maringá abriu campanha de financiamento coletivo para realizar edição online
POCKET Convite a Musica com Rubia Divino

Rubia Divino canta espetáculo ‘Negra’ no Convite à Música

Em formato de live, para se adequar às medidas de combate ao Covid-19, o show vai ser transmitido nessa sexta-feira, às 19h
POCKET indexsonnora convite a musica

Convite à Musica retoma atividades com live do Indexsonnora

Também estão previstas transmissões ao vivo de apresentações do Convite ao Teatro e Convite à Literatura