O espetáculo “Mequetrefe Circo Show”, solo do ator Gustavo Bertin (Londrina/PR), abre a segunda etapa da Semana Municipal das Artes e da Cultura de Maringá, neste domingo.  A apresentação é gratuita e  começa às 10h, na entrada do Parque do Ingá. 

Mequetrefe Circo Show
Fotos: Renato Domingos

Gustavo Bertin interpreta o palhaço Mequetrefe e, neste espetáculo, apresenta alguns números de malabarismo, entremeados por pequenas ações de ligação que foram estruturados após as oficinas “Jogo, Prazer e Estratégia – bufão e clown”, ministrada na sede do Lume Teatro pela atriz Roberta Casanova e “Manual Prático do Palhaço de Rua” com o palhaço argentino Chacovachi. 

+ Circular Pocket:  De Londrina, espetáculo de marionetes ‘O Pássaro Azul’ passa por Maringá neste domingo

O espetáculo 

Como o próprio nome indica, o espetáculo traz uma seleção de “rotinas” de habilidades como chicote, monociclo e mágicas. O embasamento dramatúrgico se dá a partir da história do palhaço perambulando pelas ruas e se deparando com um espetáculo de circo prestes a começar.

Ele também quer mostrar as suas habilidades antes das atrações principais, mas não confia que será um sucesso. Os números não acontecem como deveriam. O resultado é uma sequência de trapalhadas com o palhaço que tenta fazer bonito no show e conquistar o espectador no picadeiro improvisado.

Além de teatro e circo, também há um número de teatro de animação: o “malabarista Poucatelha”, criado a partir do projeto de pesquisa “Teatro de Objetos pelo Palhaço Mequetrefe”, financiado pela Fundação Araucária sob orientação do Dr. Mauro Rodrigues na UEL em 2016.

O simpático personagem Poucatelha ganha vida a partir do joelho de Gustavo Bertin e cativa a plateia com o jogo entre criador e criatura. Ele é composto por simples elementos: uma camisa e uma pequena máscara que são acoplados ao joelho do palhaço. A simplicidade com que ele surge cativa o público em questão de segundos e por ser um elemento de rápida identificação o espectador logo se entrega à fantasia. Recentemente esteve no programa Caldeirão do Huck, no quadro Gonga la gonga.

O espetáculo já passou por eventos importantes, como o tradicional FILO – Festival Internacional de Londrina, e a Só em Cena – Mostra de Solos e Monólogos, apresentando-se com sucesso no distrito de Iguatemi.

Semana 

A Semana Municipal das Artes e da Cultura de Maringá, que trouxe como tema “Cultura para quê?”, prossegue com sua segunda etapa, que ocorre neste mês de julho com ações que impulsionam a reflexão da comunidade sobre os objetivos e novos desafios das artes e da cultura.

+ Circular Pocket: Semana Municipal das Artes e da Cultura inicia segunda etapa

Mequetrefe Circo Show
Com Gustavo Bertin (Londrina / PR)

Data: 14 de julho
Horário: 10h
Local: em frente ao
Parque do Ingá (Av. São Paulo, Centro, Maringá)

Entrada gratuita
Classificação livre.

COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

POCKET

Mostra de teatro “Só em Cena” atinge meta e acontece este mês em Maringá

Entre os dias 12 e 21 de outubro, a quarta edição do projeto conta com 11 espetáculos, quatro oficinas e duas ações.
POCKET

Festival da Primavera Mueller promove shows gratuitos com bandas curitibanas

Festival da Primavera no Shopping Mueller começa hoje e vai até sábado (28).
POCKET

‘Expresso da meia noite’: espetáculo leva público de ônibus para local desconhecido

Nova montagem da Cia Tipos & Caras estreia nesta sexta-feira (13), e promove reflexão sobre a morte e a brevidade da vida
POCKET

Indexsonnora divulga o primeiro DVD de rap gravado no Teatro Barracão

"Mistério do Rap", gravado nos dias 8 e 9 de junho em Maringá, está disponível online