De nome inspirado na letra de “Maringá, Maringá”, do compositor Joubert de Carvalho, o município conhecido como Cidade Canção é berço de bandas e projetos de gêneros musicais diversos, que vão do sertanejo universitário ao rock alternativo.

Produtoras e outras empresas locais que atuam no ramo ajudam a dar o tom de um mercado com potencial para expandir. Para fomentar o segmento, o Sebrae/PR lança em Maringá a ‘Trilha de Aceleração para Artistas da Música’, um programa focado no desenvolvimento de carreiras musicais.

O lançamento ocorrerá na próxima terça-feira (30), durante o Meetup Music Business, evento realizado pelo Sebrae/PR e pela marca de equipamentos sonoros Oneal, com palestras, apresentações musicais e bate-papo voltado para artistas, empreendedores e interessados no segmento da música. O encontro será na sede regional do Sebrae/PR, às 19 horas – a entrada será gratuita.

O Meetup também contará com um bate-papo entre o público e os palestrantes, mediado pelo músico Bruno Aldana, que atua como um agente do ecossistema da música em Maringá.

“A ideia é lançar perguntas que ajudem os participantes a se verem como empresários e a pensarem formas de fazer negócio com a arte”, diz.

Estarão presentes o contrabaixista Celso Pixinga e o guitarrista Mello Jr, com direito a apresentação musical, e o CEO de projetos da Oneal, Fernando Gabriel. Os artistas abordarão o uso de instrumentos musicais de qualidade, como conciliar a carreira e outros projetos e a necessidade de manter a busca por aprendizado. Já o executivo falará sobre a importância da profissionalização nos serviços de instalação de som, dando detalhes sobre materiais adequados à sonorização ambientes.

Empreendedorismo artístico

De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Rosineide Pereira, a Trilha de Aceleração para Artistas da Música, que será apresentada ao público do evento, é uma sequência de workshops sobre os passos necessários para impulsionar carreiras artísticas. “Com o programa, nossa pretensão é ampliar oportunidades, disseminando o empreendedorismo artístico na cidade”, comenta a consultora.

Com duração de quatro semanas, a partir de 12 de agosto, o treinamento abordará desde o business artístico até a modelagem de negócios, sob a instrução do cofundador e CEO da escola de carreira musical Starge e do canal Missão Musical, Gabriel Camargo.

“Os participantes vão aprender tudo sobre planejamento, venda de shows, gestão financeira, como usar mídias sociais e como atrair público para tracionar a carreira”, destaca Camargo.

Aldana participará da Trilha. “É preciso mudar o mindset para transformar a arte em dinheiro, sempre com base em informações atuais. Busco como ser o melhor músico para atuar em frentes diversas, paralelamente ao serviço de consultoria empresarial que já presto”, diz o músico.

Participação

É preciso entrar em contato com o Sebrae/PR para participar do Meetup Music Business, bem como para aderir à Trilha de Aceleração e obter a programação completa do treinamento.

O telefone é o (44) 3220-3474 e o e-mail lmcampos@pr.sebrae.com.br.

 

COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

POCKET

Programa para o mercado musical será lançado em Maringá

Sebrae/PR apresentará trilha de aceleração durante o Meetup Music Business, evento realizado pela entidade e Oneal
POCKET

7ª edição do Festival de Inverno tem música, arte, roteiros turísticos e gastronomia no Centro Histórico de Curitiba

São oitenta atrações para curitibanos e turistas de 18 a 27 de Julho.
POCKET

Festival Paraíso do Rock, lambada, funk, guitarrada e maracatu

Festival de Paraíso do Norte completa 12 anos de boa música, resistência e celebração da cultura
POCKET

Semana das Artes e da Cultura inicia segunda etapa

Apresentações gratuitas de música, teatro, dança e contação de histórias seguem do dia 14 ao dia 21 de julho