O projeto Formação Continuada em Dança, realizado pela Academia Daisa Poltronieri com recursos do Prêmio Aniceto Matti, promove neste final de semana uma roda de conversa com Patrícia Machado. Ela irá abordar o tema “A Dança como ferramenta de impacto na transformação social”. O evento é aberto ao público e começa às 20h no Teatro Barracão, com entrada gratuita.

Patrícia Machado é professora e pesquisadora em dança contemporânea, formada em Dança pela Faculdade de Artes do Paraná e pós-graduada em Artes Dramáticas pelo Institut del Teatre (Barcelona). Idealizou o projeto “Criança que dança Haiti”, que leva atividades artísticas para jovens em situação de vulnerabilidade social em Porto Príncipe, no Haiti. Também é co-fundadora do “Nós em traço”, coletivo formado por mães artistas que desenvolve alternativas para arte e educação através do diálogo entre o corpo, movimento e traço.

“O ‘Nós em traço’ se interessa pela investigação livre e inventiva na mescla de diversas linguagens artísticas, em especial o movimento e o desenho. Atua em espaços públicos e privados, com ênfase nas primeiras experiências estéticas das crianças”, explica Patrícia.

patricia machado
Patrícia Machado / Foto: Cayo Vieira

O “Criança que dança Haiti” vai para a terceira edição com ações que atendem vítimas de terremotos e outras catástrofes naturais que assolam aquele país, que atualmente detém o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do continente americano.

Cada ida para o Haiti dura pelo menos dez dias, com residências artísticas acontecendo diariamente ao longo desse período. Ano passado o projeto promoveu um curso de formação para haitianos multiplicarem as ações em dança desenvolvidas pelos professores brasileiros.

criança que dança haiti

“É sempre bom frisar que é um trabalho de arte e ativismo. O que vou trazer na roda de conversa são relatos reais dessas crianças, com fotos e vídeos desses encontros que demonstram a transformação no corpo delas, na maneira como se colocam, como falam, se expressam, olham. É muito perceptível. São essas experiências que eu pretendo compartilhar”, conta.

Serviço

Data: 25 de maio de 2019
Horário: 20h
Local: Teatro Barracão

Professora: Patrícia Machado
Tema: A Dança como ferramenta de impacto na transformação social.

+ Circular Pocket: Saiba mais sobre as próximas rodas de conversa

Contato: formacaocontinuadaemdanca@gmail.com
Fone: (44) 99166-3343 e 3269 2847

 

COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

POCKET

Cia Duo Due realiza oficina e espetáculo no ProjecT.aTo

A oficina está com as inscrições abertas e vai abordar técnicas de consciência corporal e de improviso em dança e teatro
POCKET

Fôlego: espetáculo de dança contemporânea investiga o ato da respiração

Estreia está marcada para o dia 14 de junho no Teatro Reviver
POCKET

Pioneira do burlesco brasileiro se apresenta pela primeira vez em Maringá

Cabaré Notívagas é gratuito e acontece nesta sexta-feira (7), no Teatro Reviver
POCKET

ProjecT.aTo abre inscrições para oficina de “Dança intuitiva para mulheres”

A artista baiana, Inaê Moreira, ministra a oficina no dia 1º de junho