Foto: Yasmin Victorino

Depois de lançar “Transborda”, primeiro disco completo de estúdio da sua carreira, Rubia Divino acaba de divulgar seu álbum visual de mesmo nome — um curta-metragem em três atos que já pode ser assistido no canal da artista.

O vídeo “Transborda – Um Filme de Caminhos” tem texto e narrações de Gabi Castro, Lio Soares (Tuyo) e da própria Rubia. As narrativas são permeadas por clipes das faixas “Quem é Você?/Colheita”, “Tudo que Transborda” e “Legado”.

“Transborda” é um projeto multimídia que nasceu a partir do processo de reconhecimento e pertencimento da artista. Essa auto-investigação é traduzida nas composições e na história contada no álbum visual, que teve direção artística da própria Rubia e roteiro da mineira Adriana Chaves. Os três atos do filme exploram a subjetividade dos elementos barro, água e terra. Sobre essa escolha, a artista explica:

“Sou feitura de água e terra. Transbordo minhas raízes. Todas elas. E são elas que nos levam a caminhos de questionamentos da própria (des)construção, da ação, da reza, da mandinga e da subjetividade. O curta ‘Transborda – Um Filme de Caminhos’ revela um processo de cura e de busca para se entender quem somos dentro desse espiral de presente, passado e futuro. São códigos de acesso ao que tem dentro”.

O lançamento é do selo Colmeia22 e o projeto foi viabilizado pelo Prêmio Aniceto Matti, da Secretaria Municipal de Cultura (Semuc) de Maringá (PR).

Sobre o álbum Transborda

O disco “Transborda”, lançado em outubro de 2021, tem coprodução musical de Erica Silva e Lilian Nakahodo (Mulamba, Dandara Manoela), com identidade visual assinada pela artista plástica Elisa Riemer.

“Tudo que envolve a concepção desse trabalho vem da minha investigação sobre a cura. Foi por meio dela que construí uma narrativa sobre como entender e dimensionar um legado, ancorada ao sagrado e à memória”, observa a cantora.

Além do lançamento digital em áudio e vídeo, “Transborda” também saiu em 300 cópias físicas em CD, distribuídas de forma gratuita para o público, personalidades pretas, imprensa especializada e festivais de música.

Quem é Rubia Divino

A cantora e compositora explora em sua música elementos do afrobeat, samba, música contemporânea e maracatu, criando um mosaico cheio de texturas. Nas composições, abarca um universo diaspórico e feminino em potência, tendo o fazer e ser como ponto principal.

Teve sua veia musical nutrida por influência do pai e da avó, que a apresentaram ao jazz, ao samba e à música instrumental. Mulher, negra e periférica, une em seu trabalho música e resistência, com forte discurso contra a desigualdade social e o racismo. Já dividiu o palco com Mulamba, Dow Raiz, Banda Mais Bonita, Di Melo, Lio Soares (Tuyo), Janine Mathias, Adriano Grineberg e outros artistas da cena nacional e local.

Com seu primeiro álbum, “Transborda”, compartilha não apenas sua voz, mas também suas próprias partes, de dentro e de fora.

Ouça Rubia Divino nos streamings: https://links.altafonte.com/transborda

Siga Rubia Divino:

Instagram 

Facebook 

FICHA TÉCNICA

Transborda (2021) – Álbum Visual

Edição e direção musical: Érica Silva

Produção e arranjos: Érica Silva e Lilian Nakahodo

Mixagem e masterização: Stone Ferrari

Músicos: Caio Emílio, Érica Silva, Lilian Nakahodo, Luca Ramos, Lucas Trabuco e Rhuan Rodrigues

Roteiro: Adriana Chaves

Direção: Rubia Divino

Produção Audiovisual: Fenda

Direção Audiovisual: Max Miranda

Direção de Fotografia: Max Miranda

Assistência Audiovisual: Matheus Juvencio

Edição e finalização: Max Miranda

Produção Executiva: Rachel Coelho / 2 Coelhos Comunicação e Cultura

Textos e narração: Gabi Castro, Lio Soares e Rubia Divino

Stylist: Andrea Gappmayer

Figurino: Tecido de Lua, Caipora Veste

Adereços: Milumina Semi Jóias e Thais Leite

Adereço de cabeça: Ori Trama

Maquiagem: Bárbara Boer

Cabelo: Jennifer Silva

Cenário: Elisa Riemer, Paula Mariá, Rachel Coelho e Rubia Divino

Produção: Rubia Divino e Rachel Coelho

Assessoria de Imprensa: Daniela Giannini e Karen Gomes / Circular Cultural

Apoio: Big Garden Viveiro de Plantas, Vaca Louca Café Vegano e CED – Cia Experimental de Dança

O álbum visual “Transborda” foi gravado na Casa Nosotras, nos dias 22 e 23 de maio de 2021 e no campus da Universidade Estadual de Maringá – UEM, no dia 29 de maio de 2021.

Produzido com verba de Incentivo à Cultura Lei Municipal de Maringá n.º 10988/2019 – Prêmio Aniceto Matti.

 

COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

POCKET

Rubia Divino lança versão em vídeo de seu novo álbum “Transborda”

Álbum visual é um curta-metragem em três atos e faz parte da ação de lançamento do disco inédito lançado pela cantora em outubro deste ano
POCKET

Rubia Divino lança “Transborda”, seu primeiro disco de estúdio

O primeiro álbum completo de estúdio da artista nasceu a partir de um processo de investigação de sua própria ancestralidade e ...
POCKET capa-aries-rubia-divino

Rubia Divino lança ÁRIES, primeiro single do álbum ‘Transborda’

Com clipe gravado em Maringá, a música abre os caminhos para o novo álbum de estúdio da artista, que sai em outubro. Assista agora!
POCKET

Valter e Cambojam lança feat com Rubia Divino

Valter e Cambojam lança o single 'Domingo tem outra cor', um bem sucedido feat com a cantora Rubia Divino