Nesta quinta-feira (30), as 19h, o auditório Dr. Miguel Kfouri Neto, na Acim (Associação Comercial e Industrial de Maringá), recebe o lançamento da segunda edição do livro Sala dos Suplícios: o dossiê do caso Clodimar Pedrosa Lô, escrito pelo gestor cultural Miguel Fernando, responsável pelo blog Maringá Histórica.

A versão ampliada e revisada da epopéia do garoto acusado de furto e torturado até a morte por policiais, conta com um prefácio do historiador e Prof. Dr. da UEM (Universidade Estadual de Maringá), Reginaldo Benedito Dias. O livro também traz alguns documentos e passagens inéditas que dão ainda mais detalhes sobre a história do menino, do assassinato, e da perseguição e julgamento dos policiais responsáveis pela barbárie.

Clodimar Pedrosa Lô e a cultura popular

A trágica história de Clodimar Pedrosa Lô – garoto nordestino que, aos 14 anos, deixou sua terra natal e veio para Maringá em busca de uma vida melhor, foi acusado injustamente de furtar uma pequena quantidade de dinheiro e acabou torturado até a morte por policiais – figura entre os crimes mais conhecidos e comoventes da história de Maringá.

O caso, que está completando 50 anos em 2017, ainda habita fortemente o imaginário da cidade. A história da brutalidade policial que tirou a vida de Clodimar transformou o menino em um santo popular e ainda hoje, cinco décadas depois do acontecido, seu túmulo é um dos mais visitados do Cemitério Municipal no Dia de Finados e no Dia das Crianças.

A comoção popular e a forte influência que o crime teve nos cenários social e político da cidade foi que levou Miguel Fernando a se debruçar sobre documentos e buscar depoimentos para escrever Sala dos Suplícios: o dossiê do caso Clodimar Pedrosa Lô. Lançado originalmente em 2010, o livro trouxe detalhes até então inéditos para a maior parte da população e teve seus 400 exemplares esgotados em poucas semanas.

No ano seguinte, em 2011, foi lançado o documentário 23.11.1967: Documentos do caso Clodimar Pedrosa Lô, escrito e dirigido por Eliton Olveira, que também assina a produção ao lado de Miguel Fernando e do jornalista Fernando Betteti. O longa traz depoimentos de treze pessoas, dentre familiares de Clodimar, jornalistas, juristas, historiadores e testemunhas do caso.

O filme completo está disponível no canal da produtora Gato na Árvore Filmes, no youtube

Mais recentemente, a história de Clodimar também chegou aos palcos, com o espetáculo teatral Clodimar – Do crime ao santificado popular, peça montada com verba do Prêmio Aniceto Matti (Lei Municipal de Incentivo a Cultura), dirigida por Roberto Corbo e Tânia Farias, roteiro de Carolina Santana e produção de Rachel Coelho.

Serviço

Lançamento do livro Sala dos Suplícios: o dossiê do caso Clodimar Pedrosa Lô, de Miguel Fernando
Sinopse: 
Um livro escrito por Miguel Fernando que esclarece o assassinato de Clodimar Pedrosa Lô, torturado e assassinado pela polícia em novembro de 1967, após ser acusado injustamente de furtar um cliente no Palace Hotel, em Maringá. O livro rico em detalhes relata também como o pai de Clodimar, vindo do Ceará, vingou a morte do filho ao assassinar o homem que o acusou injustamente, o gerente Atílio Farris. O livro descreve também o julgamento do caso e a absolvição do pai de Clodimar.

Data: 30 de novembro de 2017
Local: ACIM | Auditório Dr. Miguel Kfouri Neto – R. Ver. Basílio Sautchuk, 388, Centro – Maringá (PR)
Horário: 19h
Entrada gratuita.

COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

POCKET

Ana Favorin lança seu primeiro livro e ministra duas oficinas gratuitas de escrita criativa

Serão dois eventos de lançamento com distribuição gratuita. As inscrições para as duas oficinas já estão abertas.
POCKET

Documentários do Maringá Histórica têm identidade visual feitas pela artista local Naju Campos

Naju Campos define seu trabalho artístico como multimidiático, com questões ligadas à investigação dos processos identitários.
POCKET

Documentário ‘O nome das coisas’ estreia em Maringá com cinco exibições gratuitas

Haverá versões do filme com legendagem em português, inglês e espanhol, audiodescrição e interpretação em Libras.
POCKET

Cantora maringaense Rash lança single e videoclipe e inaugura nova fase na carreira

Com pegada psicodélica e energia dos anos 80, o videoclipe tem produção feita a várias mãos