O projeto Sobre Nós – Cinema Social, idealizado pela Cosmos Filmes, vai oferecer a pessoas de 15 a 18 anos aulas gratuitas de introdução à produção audiovisual. O objetivo é atender, preferencialmente, estudantes de escolas públicas, inclusive da comunidade surda, pois as aulas terão intérprete de Libras.

As inscrições já estão abertas (clique aqui) e podem ser feitas pela internet até o dia 27/08. Entre os inscritos, serão selecionados 20 participantes que irão acompanhar os sete módulos do curso, realizados entre os meses de setembro e dezembro. São 55h de aula que vão abordar desde a pré-produção até a filmagem de um curta-metragem na prática, com lançamento de três curtas de ficção ao final do curso.

“Diante de todas as iniciativas que tem surgido na cidade voltadas para o mercado audiovisual, é de extrema importância formar novos profissionais que possam atender a demanda que está por vir”, comenta o idealizador do projeto, Felipe Cosmos. “Os participantes terão a oportunidade de aprender e, com o mercado em crescimento, já ingressar e conseguir trabalhar em grandes produções”, acredita.

As aulas serão presenciais e irão acontecer duas vezes por semana, sempre às segundas e quartas no período da tarde, seguindo todos os protocolos de segurança. O conteúdo começa com introdução ao cinema, passa por roteiro, direção de arte e figurino, produção, direção, fotografia e finalização com a gravação dos curtas.

Além disso, serão disponibilizados materiais complementares que irão ajudar na hora de produzir outros filmes.

“A potência artística e educativa destas oficinas se dará na esfera da experiência, da relação com a imagem e da relação com o outro e com o meio. Esperamos que o projeto seja capaz de despertar nos jovens o amor pelo fazer do audiovisual e, com isso, criar novas oportunidades de trabalho e desenvolvimento neste segmento”, explica o produtor cultural Alan Gaitarosso.

O projeto tem o patrocínio da Dicomp, o fomento à cultura do Instituto Cultural Ingá e o apoio do Arena das Artes.

COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

POCKET

Projeto capacita jovens para atuar no mercado audiovisual

O projeto vai oferecer aulas gratuitas a pessoas de 15 a 18 anos
POCKET

Documentário do Maringá Histórica mostra identidade visual

A arte traz colagem de fotografias de prefeitos de Maringá entre 1952 a 1988
POCKET

Maringá Histórica produz documentário sobre a história política de Maringá

A produção audiovisual vai retratar a disputa de poder na cidade ao longo das décadas.
ALTERNATIVA só em cena 2020

Confira a programação da Só em Cena 2020

Os ingressos para espetáculos, oficinas e debates já podem ser resrvados de graça ou com preços dinâmicos