Alípio Padilha

Nos próximos dias 16, 17 e 18 de maio acontece a segunda etapa do ProjecT.aTo – a dança como ato, projeto de Maria Glória P. Borges e Alexandra Delgado, contemplado pelo Prêmio Aniceto Matti. O espetáculo “Dellas17” e a oficina “É puro glamour!” trazem as artistas Daniela Moraes e Layla Bucaretchi.

“Dellas17” será apresentado dia 16 no Teatro Reviver e dia 17 na Oficina de Teatro da UEM, sempre às 20h30. Trata-se de um dueto de dança contemporânea que parte do universo da cantora pop britânica Adele e percorre as contradições da relação do artista com o sucesso: da vontade de partilhar sua visão artística e ter o reconhecimento do público até a dureza da indústria cultural e as pressões advindas das exigências crescentes sobre as figuras públicas.

“A Adele é uma peça fundamental no trabalho. Muitas ideias surgiram dela, das coisas que ela produz. Ela é uma fonte de inspiração, mas é também uma camada dentro de tantas outras que a gente resolveu investigar nesse processo, que tem muito a ver com a questão da imagem, do poder e do consumo da imagem nos dias de hoje”, explica a intérprete Daniela Moraes, que revela ter aprofundado os estudos sobre o universo da cultura pop.

“Dentro deste universo existem várias divas e várias mulheres maravilhosas. A Adele também é assim. Mas a gente foi pesquisando e fomos descobrindo que, para além da imagem da diva, ao mesmo tempo em que isso é construído sobre ela, ela desconstrói, ela critica, ela ri de si mesma, ela chora, expõe as fraquezas. Isso aproxima ela da gente”, diz.

Com dramaturgia de Tono Guimarães e colaboração artística de Ricardo Gali, “Dellas17” combina cenas de dança, canto, dublagem e efeitos luminotécnicos, na iluminação criada por Maria Basulto. E não espere encontrar na trilha as famosas músicas de Adele. A diva pop serviu de inspiração também para a composição da trilha autoral, assinada por Thomaz Souza. O espetáculo tem duração de 45 minutos e classificação livre.

+ Circular Pocket: Expressão verbal e corporal com Street Ingá e Soul Breaking

A Imersão “É Puro Glamour!”

Nos dias 17 e 18 de maio, das 10h às 13h nas salas da Oficina de Teatro da UEM, acontece a oficina “É puro glamour!”, ministrada por Daniela Moraes e Layla Bucaretchi. As 25 vagas são destinadas a todos os interessados em dança, performance, movimento e que queiram experimentar um pouco das ideias que preenchem o trabalho Dellas17.

Alípio Padilha

“Queremos dividir as ferramentas e pensamentos que para nós foram fundamentais pra a construção da peça. A dança que surge e se desdobra a partir de gestos, a importância de um rosto expressivo, ‘carão’, capaz de transbordar diferentes emoções. A dublagem como espaço potente de investigação. Passaremos por todas estas questões no workshop”, explica Daniela.

Como trabalhar e trazer os efeitos do vídeo, como aceleração, slow motion, boomerang, play/pause para o corpo? Quais são os gestos e expressões faciais recorrentes nas performances do show pop, o que é o “carão” e como esses cantores se colocam em cena? Sendo a boca peça protagonista numa dublagem, como trabalhar essa ação, fortalecendo o diálogo entre música-corpo, vocalização-movimento? Esses são alguns questionamentos que a oficina pretende abordar.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pela internet por meio do preenchimento do formulário. Haverá um processo seletivo, baseado em carta de intenção.

Serviço

Dia 16 de maio – espetáculo “Dellas17” às 20h30 no Teatro Reviver

Dia 17 de maio – espetáculo “Dellas17” às 20h30 na Oficina de Teatro da UEM

Dias 17 e 18 de maio oficina imersão “É puro glamour!”

das 10h às 13h Salas anexas à Oficina de Teatro da UEM


Todas as atividades são gratuitas. Mais informações sobre o ProjecT.aTo podem ser encontradas nas páginas do projeto nas redes sociais Instagram e Facebook.

Facebook: http://bit.do/projectato

Instagram: @project.ato

Projeto contemplado pelo Prêmio Aniceto Matti. O “Prêmio Aniceto Matti de Incentivo à Cultura” é uma inici ativa da Prefeitura Municipal de Maringá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

POCKET

Universo da cultura pop inspira espetáculo e oficina de dança

Atividades vão de quinta a sábado (16 a 18 de maio)
POCKET

TUTU lança o primeiro disco da carreira, ‘Efeito’

Músico maringaense se inspira nos ancestrais nordestinos para poder observar e questionar o presente
POCKET

A Dança como Ato

Com oficinas, espetáculos e vivências gratuitas, ProjecT.ato fomenta a dança independente na cidade
POCKET

Projeto de Maringá lança cypher com Sandrão RZO e DJ Cia

Clara Lima, Inglês e Slim Rimografia participam dos próximos três lançamentos do CypherLab, nas próximas sextas-feiras